segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Oficiala Alice Laura recebe homenagem Amiga do Batalhão 2009

A oficiala Alice Laura Bertocchi do 2° Cartório de Registro Civil de Guaratinguetá recebeu nesta sexta-feira (20.11) uma homenagem do 5° Batalhão de Lorena. Uma homenagem que o Batalhão faz anualmente para uma personalidade que ajuda com os serviços, participa de alguma forma no bom desenvolvimento do Batalhão.
Este ano de 2009 o 5° Batalhão de Lorena resolveu homenagear a Oficiala Alice Laura, devido sua ajuda em relação ao cadastro de óbitos que acontece na cidade e ela repassa para o Batalhão, pois com essa ajuda facilita o trabalho deles, pois ela já envia mensalmente todos os óbitos que acontecem na cidade. "É muito bom poder ajudar, principalmente porque é uma coisa muito simples e que nós cartórios, temos de fazer de qualquer jeito, então, não é trabalho nenhum", explicou Alice Laura.
"A homenagem foi muito bonita, fiquei muito feliz, recebi um diploma com o titulo "Amiga do Batalhão 2009", pelos bons serviços prestados este ano, é uma emoção, o comandante responsável do Batalhão é Jorge Cardoso Martins, quem prestou a homenagem junto com os demais profissionais", disse a Oficiala.
"Agora vou colocar este diploma junto com os outros certificados que tenho da Arpen-SP aqui na parede do cartório, isso tudo precisa ficar registrado", finalizou Alice.

Escrita por Angely Biffi


Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 23/11/2009

Cartórios de Rancharia e João Ramalho participam da campanha de Mutirão de Documentação Rural no Pontal do Paranapanema


Nos dias 10 e 11 de novembro, o cartório de Registro Civil de Rancharia, administrado pelo Oficial Rudi Hiroshi Shinen, e nos dias 12 e 13 de novembro, o cartório de Registro Civil de João Ramalho, administrado pelo Oficial Cyrillo de Almeida Sampaio Filho, participaram do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado no Estado de São Paulo, fruto da parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento está priorizando o atendimento nas regiões beneficiadas pelo programa Territórios da Cidadania.De acordo com o Oficial Rudi de Rancharia, o mutirão foi um sucesso. “A idéia desse projeto é muito boa, fizemos muitos pedidos nesses dois dias, acho que valeu a pena o trabalho, a comunidade merece”, afirmou Rudi.
O Oficial Cyrillo de João Ramalho relata que foi um projeto muito bom que ocorreu na cidade. “Foram dois dias bem corridos, com muita gente vindo solicitar suas segundas vias de certidões, mais foi um bom trabalho, foi bom poder participar do mutirão”, disse Cyrillo.
Nos dois dias de evento em Rancharia foram emitidos um total de 134 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo 34 para outras cidades e 102 para a própria serventia.
Em João Ramalho, os dois dias de evento foram emitidos um total de 91 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Percorrendo a região do Pontal do Paranapanema, o mutirão focará mais quatro municípios – Martinopolis, Presidente Venceslau, Álvares Machado e Presidente Bernardes cujos mutirões acontecerão até o inicio de dezembro.
Conforme a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os principais documentos emitidos foram registro civil de nascimento e casamento, carteira de identidade, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, previdência social e inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A iniciativa teve como objetivo a emissão, totalmente gratuita, de documentos civis e trabalhistas, além de promover ações educativas sobre a importância dos documentos, e dar acesso ao registro previdenciário, para possibilitar o requerimento de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade. O MDA aponta ainda que as ações dos programas de documentação são voltadas às trabalhadoras rurais, no entanto, qualquer pessoa pode buscar os locais de atendimento.
O mutirão é uma realização da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em São Paulo (DFDA-SP), da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Prefeitura Local e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também apoiaram o evento, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) juntamente com o Oficial de Registro Civil, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), a Secretaria do Desenvolvimento Territorial (CATI/SDT), o INSS, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério do Trabalho, a CATI, a Secretaria da Saúde e outros.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 23/11/2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Arpen-SP convida os registradores civis do RJ para o XI Encontro Estadual do estado de SP

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) tem o prazer te convidar os Registradores Civis do Rio de Janeiro para fazer parte de mais um congresso e debater conosco temas importantes para a classe registradora.
Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizará, no Hotel Estância Barra Bonita, na cidade de Barra Bonita, o XI Encontro Estadual dos Registradores Civis do Estado, evento que debaterá importantes assuntos relacionados com o futuro imediato da atividade e marcará o fim de mais um ano repleto de ações em prol da capacitação e atualização dos registradores civis paulistas.
A programação do evento deste ano, que terá como foco central o Novo Modelo de Registro Civil Brasileiro, abordará temas de extrema importância para a classe como a Matrícula Única no Registro Civil, a Desjudicialização Extrajudicial, a Sustentabilidade do Registro Civil e o Registro Civil Eletrônico, em quatro painéis temáticos que contarão com a participação de importantes autoridades do Poder Judiciário Federal e Estadual, além de representantes do Governo Federal.
A exemplo do que ocorreu nos últimos anos, a Festa de Confraternização marcará a Cerimônia de Premiação do IV Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, que visa incentivar os cartórios do Estado a buscarem a excelência na prestação de serviços. No Encontro Estadual será realizada também a Eleição da Arpen-SP.
O evento contará ainda com uma apresentação de gala do Grupo Sambô, que animará a noite de abertura, além de Festa Country especialmente preparada pela organização. Um momento único e uma excelente oportunidade para reunir Oficiais de Registro Civil de todo o Estado São Paulo, seus parentes e familiares, debater importantes temas relacionados ao futuro imediato da atividade, e proporcionar momentos inesquecíveis de confraternização.
Clique e veja a programação!
Clique e garanta sua inscrição!
Escrita por Angely Biffi
Arpen-RJ
12.11.2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cartório Itinerante da Arpen-SP participa da Ação Global em Jundiaí


Unidade móvel da Arpen-SP realizou 21 atendimentos durante evento social na cidade.
Jundiaí (SP) - Neste sábado (07.11) a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), por meio do Cartório Itinerante, esteve mais uma vez participando do programa Ação Global, uma parceria do Sesi com a Rede Globo de Televisão, que tem como objetivo utilizar o acesso a serviços essenciais e a mobilização social como estratégia de resgate da cidadania.
Nesta iniciativa, o Cartório Itinerante da Arpen-SP esteve sob a responsabilidade do 1° Subdistrito de Jundiaí, administrado pelo Oficiala Márcia Aparecida Sciorilli Scarpitti, e realizou um total de 21 atendimentos, sendo 20 solicitações de segunda via de certidões de nascimento e uma solicitação de segunda via de certidões de casamento.
A Oficiala e seus funcionários estiveram presentes durante toda a mobilização do Cartório Itinerante na cidade. "É a segunda vez que o cartório participa da Ação Global aqui na cidade. É muito bom poder comparecer e ajudar nestes eventos, pena que vieram poucas pessoas", disse Márcia.
"Aproveitei o movimento da Ação Global para pedir a 2° via da certidão de nascimento da minha filha, pois a dela estragou, molhou e rasgou", disse a moradora Cleusa Aparecida da Silva.
Outro morador da cidade também aproveitou a Ação Global para regularizar sua documentação. "Essa ação ajuda a regularizar a vida de muita gente, pois é um dia que temos várias atividades reunidas em um mesmo lugar, isso é ótimo para a comunidade", elogiou Gregório Barbosa."Eu adorei esse movimento aqui na cidade, precisava arrumar vários documentos e entre eles a certidão do meu filho, além disso, é bom para as crianças se distraírem com as atrações que estão acontecendo", disse Gesse da Silva Rocha.
Américo Teles fez o pedido da 2° via de sua certidão de nascimento. "Esta Ação Global é muito boa, temos que aproveitar sempre, pois é uma oportunidade única, e ainda por cima conseguimos fazer o que precisamos de maneira gratuita. Isso é melhor ainda", destacou.Em São Paulo, as Ações Globais são realizadas há mais de uma década, beneficiando principalmente as comunidades carentes.
Ao longo do dia, foram disponibilizados exames médicos como testes de colesterol, visão e glicemia, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis, assessoria jurídica relacionada a assuntos como locação de imóveis, direitos trabalhistas e produção de contratos, doação de animais para quem estivesse interessado. Além de atividades recreativas, serviços de beleza, como corte de cabelo e limpeza de pele, também estiveram à disposição da comunidade.

Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 10/11/2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Arpen-SP participa da Jornada da Cidadania no bairro do Campo Limpo



Associação esteve ao lado do 16° Batalhão da Policia Militar atendendo à população da região na Jornada da Cidadania
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) participou nesta quinta-feira (29.10) do evento "Jornada da Cidadania", promovido pelo 16° Batalhão da Policia Militar do Campo Limpo, que levou atividades de cultura, lazer e serviços sociais (exame de vistas, exame de diabetes, pedidos de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito, show ao vivo, educação ambiental, orientação profissional, orientação jurídica, barracas com comidas e parque de diversão) à população carente da região.
O evento aconteceu na praça central do bairro e contou com a participação do Cartório Itinerante da entidade, que esteve à disposição da população para atender a todos os pedidos que aparecessem referentes às segundas vias de certidões.
A moradora Andréia Cristina da Cruz aproveitou a ação para tirar segunda via do registro de nascimento de seu filho. "Essa mobilização é muito importante para a comunidade, achei muito legal o evento", afirmou.
Outra moradora Roberta Francisca Spenelli, também aproveitou a ação para solicitar a 2° via da certidão de nascimento da sua filha. “Adorei o evento hoje aqui, o dia inteiro com diversas coisas para aproveitarmos, fiz tudo que podia, desde avaliação médica até arrumar os documentos que estavam faltando. Foi uma iniciativa ótima”, concluiu a moradora.
No total foram realizados 03 atendimentos, todos foram pedidos de 2° via de registro de nascimento.

Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 04/11/2009

Mutirão de Documentação chega a Mirante do Paranapanema e Marabá Paulista


Nos dias 27 e 28 de outubro, o cartório de Registro Civil de Mirante do Paranapanema, administrado pelo Oficial Russel Zangari Ardevino, e nos dias 29 e 30 de outubro, o cartório de Registro Civil de Marabá Paulista, administrado pela Oficiala Regina Lúcia Jorge Leite, participaram do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado no Estado de São Paulo, fruto da parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento está priorizando o atendimento nas regiões beneficiadas pelo programa Territórios da Cidadania.De acordo com a Oficiala de Marabá Paulista, Regina Lúcia Jorge Leite foi uma iniciativa muito boa a ação voltada para as trabalhadoras rurais.
“O evento tem um objetivo muito bom, adorei poder participar de um projeto que tem como base as trabalhadoras do campo, mas fiquei triste por ter sido mal divulgado o evento, dessa forma, não conseguimos atender o público esperado”, explicou.O Oficial Russel Zangari Ardevino de Mirante do Paranapanema relata que foi um projeto muito bom que ocorreu na cidade.
“Os dois dias do evento foram bem proveitosos, ajudamos bastante toda a população que veio buscar sua 2° via de certidão, além de podermos orientá-los da melhor maneira possível com outras dúvidas que surgiam na hora”, disse Russel.Nos dois dias de evento em Mirante do Paranapanema foram emitidos um total de 59 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo 21 para outras cidades e 38 para a própria serventia. Em Marabá Paulista, os dois dias de evento foram emitidos um total de 06 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito da própria serventia.
Percorrendo a região do Pontal do Paranapanema, o mutirão focará mais seis municípios –Rancharia, João Ramalho, Martinopolis, Presidente Venceslau, Álvares Machado e Presidente Bernardes cujos mutirões acontecerão até o inicio de dezembro. Conforme a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os principais documentos emitidos foram registro civil de nascimento e casamento, carteira de identidade, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, previdência social e inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A iniciativa teve como objetivo a emissão, totalmente gratuita, de documentos civis e trabalhistas, além de promover ações educativas sobre a importância dos documentos, e dar acesso ao registro previdenciário, para possibilitar o requerimento de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade. O MDA aponta ainda que as ações dos programas de documentação são voltadas às trabalhadoras rurais, no entanto, qualquer pessoa pode buscar os locais de atendimento.
O mutirão é uma realização da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em São Paulo (DFDA-SP), da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Prefeitura Local e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também apoiaram o evento, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) juntamente com o Oficial de Registro Civil, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), a Secretaria do Desenvolvimento Territorial (CATI/SDT), o INSS, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério do Trabalho, a CATI, a Secretaria da Saúde e outros.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 04/11/2009

Cartório Itinerante participa do projeto Ação Global em Araraquara


Iniciativa ocorreu neste sábado (31.10) e contou com a participação do Cartório Itinerante da Arpen-SP que atendeu 89 pedidos de segundas vias de certidões.
Araraquara - Neste sábado (31.10), a região de Araraquara recebeu o projeto "Ação Global", promovido pelo SESI em parceria com a Rede Globo de Televisão. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) esteve presente no evento para emitir os pedidos de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.O ônibus itinerante fez as solicitações de segunda via de certidões e também prestou esclarecimentos à população local com relação às eventuais dúvidas sobre os atos relacionados ao Registro Civil.
O Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) permaneceu durante todo o dia na ação.O cartório do 1° Subdistro de Araraquara, administrado pela oficiala Manuela Carolina de Almeida Sodré, também participou do evento, ajudando nas solicitações dos pedidos com seus funcionários que estavam presente na ação.
"O evento é muito importante para a cidade porque ajuda a população a conseguir sua documentação (nascimento, casamento). É muito bom poder contar sempre com o apoio da Arpen-SP e dos funcionários do cartório", disse o escrevente Sindival Valney."Essa ação global é muito importante para a comunidade carente e também para as pessoas que não tem tempo em outros dias. Então hoje é um dia muito bom para fazer tudo isso. Agradeço também o apoio de todos os presidentes da Arpen-SP", conclui Valney.
A ação atendeu diversas pessoas, dentre dúvidas e solicitação de segundas vias, resultando em 89 pedidos de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 03/11/2009

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...