Pular para o conteúdo principal

Pirituba 120 anos de história

Pirituba recebeu esse nome em razão da grande quantidade de "Piri"(vegetação de brejo) existente na baixada por onde passou a estrada de ferro. A origem do nome Pirituba é resultado da justaposição de "Piri" (taboa = vegetação de brejo) com o aumentativo "Tuba" que, na língua tupi significa "muito".
Pirituba nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo coronel Anastácio de Freitas. Atualmente, é um dos pólos industriais da cidade, com várias indústrias instaladas e residências diversas, isso fez com que o bairro crescesse e valorizasse a região. Encontramos ainda na região um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau. O distrito também é cortado pela linha A da CPTM, antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.
Pirituba é um distrito da zona noroeste da cidade brasileira de São Paulo. O distrito de Pirituba conta atualmente com uma população estimada de 151.037 habitantes (72.799 homens e 78.238 mulheres) correspondendo a 1,5% da população do Município de São Paulo, habitando cerca de 41 mil domicílios, representando 3,71 pessoas por residência.
As principais vias que ligam o distrito de Pirituba são: Via Anhangüera, Rodovia dos Bandeirantes, Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Avenida General Edgar Faccó, Avenida Paula Ferreira, Avenida Mutinga, Avenida Elísio Cordeiro de Siqueira, Avenida Doutor Felipe Pinel, Avenida Elísio Teixeira Leite.
Curiosidade: Em 1º de fevereiro é oficialmente declarado como data de fundação do bairro, e assim passa a ser chamado: DIA DE PIRITUBA, instituído no Município de São Paulo, através da Lei nº 9978, promulgada em 18 de outubro de 1985 pelo prefeito Mario Covas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

Dicas de como escrever pensando na experiência do usuário

  Outro dia, vim aqui contar para vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer. Hoje, vou falar um pouco e  dar umas dicas de como você pode escrever para facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo para ele. Então, o primeiro e mais importante ponto para iniciar a escrita é: ·          Conheça seu público-alvo: Antes de começar a escrever, é essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção. Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional pode ser mais adequada. Agora, falando sobre o tipo de escrita, segue alguns pontos fundamenta