quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia do circo: dia de alegria


27 de março, dia do circo, dia de brincadeiras e palhaçadas, dia de ser feliz.

A palavra circo vem do latim circus, que significa "circunferência", o circo é um local onde se reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.

A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados. Um circo é organizado em uma arena, picadeiro circular, com assentos em seu entorno, existe também os circos itinerantes que costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

As primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China. A monarquia se divertia com a apresentação dos contorcionistas e equilibristas, dos divertidos e simpáticos palhaços, dos malabaristas e suas manobras arriscadas, da mulher borracha, do atirador de facas, mágicos, adestradores de animais e trapezistas.
No Brasil o circo surgiu no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.

Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.


Aproveite o dia de hoje, e vá ao circo. Divirta-se!

sexta-feira, 14 de março de 2014

O mundo só é bonito porque existe poesia


14 de março dia nacional da poesia!

Comemoramos o dia nacional da poesia, no dia 14 de março, porque em 14 de março de 1847 nascia Antônio Frederico de Castro Alves (hoje conhecido como Castro Alves), a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas e difundir a poesia e a linguagem literária.

Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
A poesia permite que você liberte tudo o que sente, por meio da escrita, você pode mostrar sua doçura, sua tristeza, sua alegria, seu amor e até a sua loucura.

Além disso, a poesia faz bem para quem escreve e para quem lê, pois quem escreve transmite suas ideias, suas emoções, mas quem lê, recebe toda essa inspiração e assim, consegue imaginar, viajar pelas palavras, pelos versos de uma bela poesia.

A poesia faz bem para a alma, para o coração, para a mente, pois ela acalma, inspira e permite que todos vejam o mundo com um olhar melhor, com um olhar mais esperançoso e até mais corajoso.

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.

Hoje, é mais comum encontrarmos a poesia nos livros e até nas páginas da web, mas independente de como encontramos a poesia, se ela é apenas escrita, declamada ou cantada, o que importa é que ainda nos dias atuais ela suaviza as nossas vidas.

Viva a poesia! Viva a beleza que ela nos proporciona!

Viva os poetas e poetizas que nos emocionam com seus versos!

Para quem quiser ver algumas poesias escrita por essa humilde poetisa, acesse aqui o blog: http://am.biffi.zip.net/

Boa leitura e boas emoções!


Escrita por Angely Biffi

segunda-feira, 10 de março de 2014

Uma cidade gostosa

Aqui pertinho de São Paulo encontramos Serra Negra, no circuito das águas.

Uma cidade aconchegante, romântica e com muitos atrativos, vale a pena passar alguns dias com a família ou com seu parceiro (namorado, marido). 

Vejam o que existe para apreciar nessa linda cidadezinha.

Serra Negra é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo.



Pontos Turísticos em Serra Negra

MONUMENTO AO CRISTO REDENTOR: Inaugurado em 06.07.1952, no alto do Pico do Fonseca. Localizado a 1.080m de altura, o monumento possui 18m, sendo 6m de pedestal e 12m de estátua. O acesso se dá pelo teleférico por veículo através da Rua Antônio Jorge José. No local há um mirante e uma lanchonete.



TELEFÉRICO: A 1.080m de altitude, faz o trajeto da Praça João Pessoa ao Pico do Fonseca. Instituído em março de 1973, com extensão de 1.400m e 68 cadeirinhas, mantém acesso na Praça João Pessoa.



TRENZINHOS TIA LINDA E MARIA FUMAÇA: Veículo de tradicional city tour pela cidade, seus roteiros se diferem pela inclusão do Parque Fonte Santo Agostinho ou pelo Parque Fonte São Luiz. A saída ocorre da Praça João Pessoa. Praças: a cidade possui diversas praças que atraem os passantes por sua beleza, como a Praça Barão do Rio Branco, Praça João Zelante, Praça John Kennedy, Praça Sesquicentenário e Praça Lourenço Franco de Oliveira, onde se localiza a Igreja Nossa Sra. Do Rosário (igreja matriz), entre outras.

CONJUNTO AQUÁTICO: Constituído por uma piscina com mais de 1.000m3 e piscinas menores, duchas, vestiários, lanchonete, pista de patinação, área verde e fonte Menino Jesus de Praga. Localizado à Rua Antônio Jorge José (centro).

CENTRO DE CONVENÇÕES CIRCUITO DAS ÁGUAS: Com 15 mil m² de área construída, possui três auditórios que comportam 1.140, 180 e 80 pessoas, três salas de apoio com capacidade para 138 pessoas/ cada e um hall de 4 mil m². Cercado de exuberante paisagem possui área de exposição externa e amplo estacionamento. O espaço é utilizado durante todo o ano para a realização de congressos, feiras e os mais diversos tipos de eventos de cultura e lazer.

CONJUNTO AQUÁTICO MUNICIPAL: Constituído por uma piscina com mais de 1.000m3 e piscinas menores, duchas, vestiários, lanchonete, pista de patinação, área verde e fonte Menino Jesus de Praga. Localizado à rua Antonio Jorge José (centro). Passeios a cavalo e charrete: ponto de aluguel próximo ao Recinto Municipal de Feiras e Exposições de Serra Negra.

LAGO DOS MACAQUINHOS: Apresenta área para piqueniques, pesqueiro, aluguel de cavalos, pedalinhos, piscinas, playground, chalés e uma ilha no centro do lago com criação de macaquinhos originários do local. Acesso pela Rodovia Serra Negra Amparo, a 6 Km do centro da cidade.

DISNEYLÂNDIA DOS ROBÔS: Uma verdadeira cidade de robôs interativos montados com sucatas, brinquedos movidos à água, engenhocas, curiosidades e outros inventos. Fundada em 1988 e localizada à rua Cel. Estevão Franco de Godoy Recinto Municipal de Feiras e Exposições de Serra Negra: local onde se realizam importantes eventos, como a Festa do Peão de Boiadeiro todos os anos no mês de setembro.



ALTO DA SERRA: Ponto mais alto da região com 1.310m, onde é possível avistar mais de 10 cidades da região, tendo também uma das mais belas vistas.. O acesso é feito pela rua 14 de julho.

PARQUE E REPRESA DR. JOVINO SILVEIRA: Estação de tratamento de água. O visitante encontra ampla área verde, quiosques para piqueniques e churrascos, viveiro de pássaros, sanitários, lanchonete, pista de bocha, playground e a fonte Nossa Senhora de Lourdes. Acesso pela Rodovia Serra Negra - Amparo, Km 146.

PONTO DE ALUGUEL DE CAVALOS E CHARRETES: Ponto de aluguel próximo ao Recinto Municipal de Feiras e Exposições de Serra Negra.

RECINTO MUNICIPAL DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES DE SERRA NEGRA: Local onde se realizam importantes eventos, como a Festa do Peão de Boiadeiro todos os anos no mês de setembro.

MONUMENTO AOS PRACINHAS E PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO: Remodelada em estilo europeu, conta com jardins floridos, chafariz e uma pequena cascata.
CENTRO ESPORTIVO: Localizado no final da Avenida Juca Preto, em frente o recinto de rodeio da Equipe Casco de Ouro, este conjunto esportivo em formato de um disco voador já foi palco de treinamento de grandes equipes de basquete e vôlei, inclusive das seleções brasileiras. Vale a pena conhecê-lo.

ESTÁDIO MUNICIPAL "ANTONIO BARBOSA PINTO DA FONSECA": Iniciadas as obras em 1958, a construção de um estádio veio glorificar Serra Negra com as concentrações da Seleção Brasileira às vésperas das Copas Mundiais de 1962 e 1966. Inaugurado em 22.04.62, o "Estádio Municipal de Serra Negra" sediou jogos locais e nacionais, e amistosos da Seleção. A estátua existente à entrada do Estádio representa um jogador da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF), e foi inaugurada em 22.05.66. Em 10.09.68, o Estádio Municipal passou a se chamar "Antonio Barbosa Pinto da Fonseca", em homenagem a este personagem serrano por seus serviços prestados à nossa sociedade.



A indústria de malharia é considerada o forte do comércio Serrano. O artesanato também é atrativo a todos que vêm não somente à procura da água, do clima e da tranquilidade que Serra Negra oferece, mas também, à procura do produto artesanal, que tem como matéria prima a madeira, palha, bambú, barro, porcelana, lã, linha, etc. Os destaques são:

ARTIGOS DE COURO: carteiras, bolsas, sacolas, cestos para escritório, cintos, sandálias, sapatos, saias, casacos em napa e camurça, lembranças características, etc.

ARTIGOS DE MADEIRA, PALHA, BAMBU: bandejas, caixas de costura, cestos, cadeiras e pequenos móveis de estilo, porta-joias, porta-baralhos, sacolas e outros.

ARTIGOS DE TECIDOS: bonecos folclóricos e de adorno.

ARTIGOS DE LÃ E LINHA: blusas, saias, roupas para bebês, etc.

ARTIGOS DE PORCELANA: peças decorativas e para uso doméstico.

MALHARIAS: Serra Negra destaca-se como a mais famosa cidade produtora de malhas do circuito das estâncias paulistas.

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO: Acontece anualmente no Centro de Convenções.

E uma dica especial, para quem puder ir a cidade nos meses de junho e julho, poderão se deliciar nas quermesses que ocorre pela cidade. 

Como Chegar:

De São Paulo para Serra Negra, pela rodovia Anhanguera até o km 62 depois de Jundiaí, no trevo de Itú - Itatiba, seguindo à direita até Itatiba, Morungaba, Amparo e Serra Negra. (152 Km.)

De São Paulo para Serra Negra, pela rodovia Fernão Dias, via Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista, Socorro, Lindóia e Serra Negra. (175 Km.), ou ainda de Atibaia pela rodovia D. Pedro I, até Itatiba, Morungaba, Amparo e Serra Negra.

De Campinas a Serra Negra, pela rodovia SP - 340, via Jaguariuna (SP - 95), Pedreira, Arcadas, Amparo (SP - 340) e Serra Negra. (72 Km.)

Do Rio de Janeiro a Serra Negra, pela rodovia Presidente Dutra até Jacareí no Km. 169, seguir à direita pela rodovia D. Pedro I até o Km 106, seguir à direita via Morungaba, Amparo e Serra Negra (511 Km).

De Belo Horizonte para Serra Negra, via Itaquara, Oliveiras, Lavras, Três Corações, Pouso Alegre, Ouro Fino, Monte Sião, Águas de Lindóia, Lindóia e Serra Negra. (499 Km.)
De Curitiba para Serra Negra, pela Br 101 até São Paulo 408 Km., e até Serra Negra. (552 Km.)

Agora é só aproveitar e curtir a tranquilidade e a beleza dessa cidade!

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...