segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O sucesso da TV corporativa



Seja para seus colaboradores ou clientes, a comunicação corporativa desempenha um papel estratégico nas empresas: informa, orienta, reforça a imagem e a reputação.

A TV Corporativa permite que você transmita informações segmentadas, qualificadas e em sincronia com o momento. A dinâmica alcançada com este "novo" veículo de comunicação permite que o presidente, diretor da empresa oriente, informe em tempo real seu colaborador, pulando muitos degraus hierárquicos, burocráticos e, às vezes, até ineficientes.

Isto não significa que a TV Corporativa irá substituir os e-mails, intranet, jornal e demais ferramentas utilizadas para comunicar, mas sim complementá-los e permitir que a comunicação seja mais rápida, sucinta e eficaz. 

Uma boa TV Corporativa precisa:

1-      Identificar o público/setor que deseja comunicar por meio da sua TV.

2-       Contar com profissionais qualificados.

3-      Criar uma programação que esteja adequada ao tempo de atenção do colaborador. Por exemplo, se o canal for implementado no "cafezinho", você terá de 5 a 10 minutos para transmitir as informações desejadas.

4-      Tenha conteúdos diretos e com significados completos. Em geral, este tipo de conteúdo tem de 10 a 30 segundos de duração, textos muito longos não serão lidos e irão comprometer a eficácia da comunicação. Às vezes uma imagem diz mais do que muitas palavras.

5-      Intercale conteúdos corporativos com informações de interesse pessoal dos colaboradores, como notícias, trânsito, previsão do tempo, etc.

6-      Busque tecnologias que permitam a integração do seu canal com seus sistemas: conteúdos da intranet, métricas de produção, metas de vendas e demais informações relevantes, segmentados por interesse e departamento.

7-      Dedique tempo necessário para manter o canal vivo. Opte por tecnologias que automatizem algumas tarefas e contribuam com uma operação semi assistida. Sem dúvidas cada empresa possui infraestrutura, processos e ambientes distintos e não há como se criar um modelo fechado de comunicação.

8-      Ouça sempre os colaboradores e prestadores de serviços, envolver a equipe irá contribuir com a excelência e o sucesso do seu projeto.





Angely Biffi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...