Ao iniciar um projeto, quando você é um UX Writer e cria textos para vários tipos de públicos, o ponto principal para começar e ter resultados eficientes no decorrer do seu trabalho é saber fazer as perguntas certas aos stakeholders.
Então, antes de mergulhar na escrita é crucial entender os objetivos do negócio, as expectativas da empresa/ cliente e, acima de tudo, a experiência do usuário.
Perguntar é fundamental, pois as perguntas servem como bússola, guiando o UX Writer em direção a soluções de texto que realmente se encaixem com o público-alvo e, assim impulsionem os resultados que o cliente deseja. Sem o alinhamento com os stakeholders, o risco de criar textos desalinhados e fora de propósito com a estratégia do produto é alto.
E, quais são as perguntas essenciais que um UX Writer deve fazer para iniciar um bom trabalho dentro de um novo projeto?
Para te ajudar, venha conferir quais são os pontos mais importantes para aprimorar o processo inicial de um projeto fazendo as perguntas corretas.
Quero saber o objetivo central do projeto:
• Qual é o objetivo principal do projeto? O que espera alcançar com ele?
• Como o sucesso desse projeto será medido? Quais são os indicadores de performance (KPIs) que vamos utilizar?
• Qual é o papel do UX Writer nesse projeto? Como você espera que ele contribua para o sucesso geral do projeto?
Quero compreender o usuário:
• Quem é o usuário final desse produto, ou serviço? Quais são suas características demográficas, psicográficas e comportamentais?
• Quais são as necessidades, dores e expectativas desse usuário?
• Que tipo de linguagem e tom de voz o usuário espera encontrar no texto?
• Existem pesquisas anteriores de usuários, personas, ou estudos de público que posso consultar?
Quais ações devo iniciar para fazer o projeto para esse o usuário:
• Qual é o fluxo ideal do usuário dentro do produto, ou serviço?
• Quais são as ações que o usuário precisa realizar em cada etapa do fluxo?
• Que tipo de informação o usuário precisa em cada etapa para se sentir confiante e seguro para prosseguir?
Quais restrições e limitações podemos encontrar:
• Existem restrições técnicas, como limite de caracteres, formatos de arquivo, ou compatibilidade com ferramentas específicas?
• Há alguma legislação, ou diretriz de marca para seguir?
• Quais são os prazos para as entregas?
Quais são as métricas de sucesso do texto:
• Como o sucesso do texto será medido? Quais métricas serão utilizadas, como taxa de cliques, taxa de conversão, tempo de permanência na página, ou redução de tickets de suporte?
• Qual é a meta de melhoria para cada métrica?
• Como os resultados serão monitorados e reportados?
A partir do momento que você entende como faz as perguntas certas, o UX Writer se torna um aliado estratégico dos stakeholders, garantindo que texto não seja apenas bonito e persuasivo, mas também seja eficaz na condução do usuário e na geração de resultados para o negócio.
Escrita por Angely Biffi
05/02/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário