Redes Sociais, um novo jeito de se comunicar. O media training oferece a lideres, comunicadores a prática das boas maneiras na web.
Desde 1990, temos observado uma grande mudança comportamental na sociedade mundial e o principal fator é a internet. Podemos dizer que as redes sociais foram às ferramentas que deram um “Boom” na internet, elas conseguiram transformar o comportamento de muitas pessoas, principalmente da famosa “Geração Y”, uma geração disposta, que faz muitas atividades simultaneamente, é exigente e participativa.
Essas novas redes permitiram um novo jeito de se comunicar, pessoas conversam simultaneamente sobre diversos assuntos, trocam ideias, expõem gostos e opiniões, divulgam e geram o seu próprio conteúdo. Por causa, desta ferramenta tão livre de censuras, é que devemos ficar atentos como nos pronunciamos, se estamos nos comunicando de maneira adequada, com diplomacia, sem causar constrangimento a ninguém.
Uma pesquisa divulgada mostra que mais de 80% dos brasileiros conectados participam de alguma rede social. Sendo assim, é impossível deixar de adotar mídias e redes sociais dentro das empresas, pois esse mecanismo valoriza e promove a inteligência coletiva, estimula os colaboradores e a pró-atividade, revelando novos talentos e mostrando que a empresa esta antenada com a tecnologia e busca inovar.
Na internet, as redes sociais se difundiram, portanto, lideres e colaboradores das empresas, além de seguirem regras de conduta em suas empresas, deverão seguir também tais regras nos meios virtuais, além disso, devem estar prontos para responder em nome da empresa. Os empresários já perceberam que a web é o ambiente mais sensível à manutenção da reputação.
Se você quer começar a planejar o comportamento mais adequado para atuar nesse universo, sem se prejudicar, ou prejudicar sua empresa e colegas de trabalho, seguem algumas recomendações:
· Redes sociais podem ser úteis para solidificar a reputação de uma marca ou empresa;
· Todo uso que se faz de uma rede social causa consequências nos resultados obtidos ou inalcançados;
· Estar na rede não basta. É preciso ser indispensável e insubstituível para seu público, o que só se consegue com conteúdos estratégicos e qualificados.
O último item aponta para o “x” da questão. Não basta mergulhar em universos digitais sem um mínimo de preparo e estratégica. Se você não se apresenta no ciberespaço como alguém que agrega valor à vida dos demais usuários, você será apenas mais um na rede. E está certo que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ser apenas mais uma no mercado. Até mesmo na web.
Um especialista em web foi claro e direto ao especificar que na internet não há espaço para diversão se o objetivo é colher resultados. “As empresas vivem no mundo em que não se pode errar. O universo virtual também faz parte desse mundo”.
Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação
Concordo plenamente! Ainda assim, o difícil é fazer a diferença. Mas todos nós tentamos... hehehe.
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