terça-feira, 28 de junho de 2011

Entrevista com Raquel Rizzi sobre Mercado de trabalho do farmacêutico



O mercado de trabalho para os que fizeram curso de farmácia é amplo e variado. O profissional pode atuar em farmácias, indústrias, hospitais e órgãos do governo relacionados à vigilância sanitária e à saúde. Também pode trabalhar em instituições de pesquisa e ensino.

1 – Quais características pessoais são necessárias para quem deseja atuar no mercado farmacêutico?
A profissão farmacêutica evoluiu muito nos últimos anos e com isso o profissional ganhou novas atribuições e responsabilidades. Além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, o farmacêutico é um membro integrante da equipe de saúde e assume funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organizaram um manual de pratica farmacêutica com foco no atendimento ao paciente. A publicação, que existe desde 2000, procurou definir o perfil do farmacêutico e descrever as sete principais competências necessárias neste novo contexto. Essa combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes ganhou a denominação de “Farmacêutico Sete Estrelas”, e o manual foi criado para atender às constantes mudanças da profissão e estabelecer novas atitudes na prática da Farmácia e orientar profissionais, estudantes e professores do mundo inteiro. Além disso, o profissional deve ter gosto pelas ciências bioquímicas e, principalmente, o compromisso pessoal com o bem-estar das pessoas. O conjunto dessas características contribui para o sucesso nesta profissão.
As sete competências descritas no manual são as seguintes:
Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde; Capaz de tomar decisões; Comunicador; Líder; Gerente; Atualizado permanentemente (pesquisador); Educador.
2 – Qual a formação deste profissional, qual diploma de curso superior é exigido? É obrigatório fazer estagio?
Para atuar como farmacêutico, os pretendentes devem cursar graduação em Farmácia (cursos reconhecidos pelo MEC) e após a conclusão providenciarem a sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia de seu estado para exercer a profissão de forma legal.
Durante o curso de graduação há a obrigatoriedade de realizar estágios. De acordo com as normas vigentes que institui as diretrizes curriculares, a carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do Curso de Graduação em Farmácia.

3 – Atualmente escuta-se muito que o mercado de trabalho para farmacêuticos é muito promissor. Qual dos setores com melhores perspectivas em termos de mercado de trabalho?
Devido à ampla área de atuação disponível, o mercado de trabalho farmacêutico oferece muitas possibilidades para os profissionais, mesmo para os recém formados. Para conseguir uma boa colocação, independentemente da área de atuação, é necessário que o farmacêutico se atualize constantemente e adquira novas capacidades após a graduação, por meio de cursos de especialização (de acordo com a área em que atuar), capacitações, etc.

4 – Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
Respondido na questão 5.

5 – Quais as principais atividades?
O farmacêutico é o profissional da saúde responsável pelas boas práticas de produção, manipulação, distribuição, dispensação e uso adequado de medicamentos. Sua formação permite que atue em variadas áreas, por exemplo, indústria de medicamentos, cosméticos, alimentos e correlatos, laboratórios de análises clínicas, farmácias e drogarias, pesquisa clínica, distribuição e transportes, educação, entre outras. Cabe-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a promoção da saúde pública e, ainda, participar e promover ações de educação em saúde dirigidas à comunidade.
Seu cotidiano pode variar de acordo com a área de atuação escolhida, porém, deve sempre priorizar a orientação e assistência à população.

6 – Quais são as especializações para o farmacêutico?
As especializações irão variar de acordo com a área em que o farmacêutico atuar. Podemos citar alguns exemplos: análises clínicas, farmácia, clínica, atenção farmacêutica, indústria, assuntos regulatórios, administração, pesquisa clínica, distribuição e transporte, saúde pública, educação, entre outras. O profissional deve escolher a área que deseja seguir e se especializar para estar sempre entre os melhores. A educação continuada é importante para a manutenção dos conhecimentos e o sucesso no mercado de trabalho.

7 – Qual o salário médio inicial?
O piso salarial é estabelecido pelo Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar), porém, o farmacêutico pode conseguir colocações de destaque com excelentes remunerações, desde que seja um profissional capacitado e constantemente atualizado. Por isso a educação continuada é extremamente importante.


*Fonte: Raquel Rizzi, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP.

Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação - Bayer

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Feriado de Corpus Christi! Entenda por que existe esse feriado

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

História

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católicasentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro naAlemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você tem boas ieias, mas falta o perfil negociador! Conquiste essa confiança e alcance os melhores resultados, com o curso do Instituto Passadori

O curso de Negociação tem o objetivo de levar os profissionais à interação com os conceitos que formam um método voltado para a assertividade nos processos de negociação, aumentando a capacidade de realizá-los pelo maior domínio: do seu perfil como negociador, dos fatores técnicos e fatores interpessoais envolvidos.
Visa também reconhecer os principais aspectos práticos e comportamentais relacionados à negociação, articulando uma visão ampla e consistente dos processos de negociação, tomada de decisão, gestão de conflitos e mediação, bem como a identificação das características que permitam determinar o perfil de negociador e criar condições para a obtenção de melhores acordos através da aplicação, nas funções profissionais, de técnicas e métodos pragmáticos e eficazes de negociação.
Conteúdo abordado:
Os 7 Elementos Chave da Negociação
Fatores Técnicos
Baseado nas características das negociações desenvolvidas pelos participantes será apresentado um modelo de:
- As Estratégias, Táticas e Contratáticas da Negociação
- Condução de reuniões de negociação.
Fatores Interpessoais
- Fundamentos
- Construção da Confiança
- Saber Ouvir, a Empatia e a Assertividade
- O Poder da Persuasão
Processo de negociação
- Em equipe;
- Individual.
Características de negociação
- Planejamento;
- Obstáculos;
- Necessidades das negociação.
Princípios básicos da negociação em equipe
- Ética e etiqueta nas negociações;
- Como negociar com pessoas difíceis e obter sucesso?
Prática da negociação
- A arte de comunicação e diálogo numa negociação;
- Como medir o sucesso de uma negociação?
- Táticas de fechamento eficaz;
- Construir a confiança como ponto de partida;
- O que fazer após a negociação?
Os Estilos Comportamentais dos Negociadores
- Como agir com cada um dos Estilos
- Conhecimento, Tempo e Poder: o Tripé da Negociação
Prática da Negociação, com estudo de casos e com filmagem das simulações que serão feitas pelos participantes
- A arte da comunicação e diálogo em uma Negociação
- Como medir o sucesso de uma negociação
- Táticas de fechamento eficaz
- O que fazer após a Negociação
Gerenciamento de Concessões
- Precauções contra as Concessões
Próxima turma: 18/06/2011
Saiba mais informações e faça sua inscrição:
Sobre o Instituto Passadori:. Sobre o Instituto Passadori: Criado em 1984, já treinou mais de 50 mil pessoas. Entre seus clientes estão cerca de 450 empresas, as maiores e melhores do Brasil. O Instituto Passadori atua em Educação Corporativa para empresas e profissionais. Conta com soluções customizadas para desenvolvimento de competências com programas completos para as necessidades pessoais ou das organizações, alguns dos temas de excelência, são: Comunicação Verbal; Apresentação em Público; Liderança Eficaz; Comunicação Escrita; Comunicação Assertiva, Relações Interpessoais, Media Training e Comunicação Corporativa; Comunicação em Negociação e Vendas. O Instituto Passadori disponibiliza seu serviço de Consultoria e Assessoria em Treinamento e Desenvolvimento para Recursos Humanos baseado na experiência de quase 30 anos de atuação no segmento e seu corpo multidisciplinar de colaboradores, facilitadores e consultores altamente qualificado e vocacionados para a atividade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa:
Nancy Assad Comunicação e Consultoria
Assessora de Imprensa: Angely Biffi
Assistente de Comunicação: Karina Kempter
Fone:3032-1877 e   9943-6400

Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...