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Dicas de como escrever pensando na experiência do usuário

 


Outro dia, vim aqui contar para vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer.

Hoje, vou falar um pouco e  dar umas dicas de como você pode escrever para facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo para ele.

Então, o primeiro e mais importante ponto para iniciar a escrita é:

·         Conheça seu público-alvo:

Antes de começar a escrever, é essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção. Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional pode ser mais adequada.

Agora, falando sobre o tipo de escrita, segue alguns pontos fundamentais que vão deixar seu texto mais atraente.

·         Clareza:

O texto precisa ser claro e objetivo. Evite termos rebuscados e trabalhe com palavras que façam parte do dia a dia da pessoa usuária.

·         Coesão:

A coesão textual refere-se às relações de sentido existentes em um texto, cujos elementos são dependentes entre si. Lembre-se mesmo que seu texto seja curto, ele precisa ter início, meio e fim.

·         Consistência:

Para garantir segurança e autonomia, o conteúdo precisa ser padronizado. Durante a jornada é importante usarmos as mesmas palavras para uma mesma ação, por exemplo, para não confundirmos a pessoa que está navegando em nosso produto, pois se a cada momento você usar um termo diferente para a mesma ação, você vai prejudicar a experiência do cliente e ainda colocar em risco a credibilidade do seu produto.

·         Leiturabilidade:

É uma condição de facilidade de leitura criada por escolhas de conteúdo, estilo, design e organização. Tudo isso precisa ser levado em conta de acordo com o perfil do seu público, por isso é importante conhecer de forma profunda o perfil dos seus clientes, desde o nível de escolaridade, interesses que eles possuem em seu dia a dia, etc.

·         Utilidade:

O conteúdo precisa ser útil e ter um propósito. Deve guiar a pessoa usuária a resolver um problema, ou satisfazer uma necessidade, ou desejo.

·         Harmonização com design:

Os textos devem estar em harmonia com o design do site, precisam fazer sentido para criar uma experiência integrada e coerente. Escolha cores, fontes e estilos que complementem a interface do site.

Com essas dicas você vai conseguir melhorar a qualidade dos textos no seu site, aplicativo etc. e, dessa forma, também vai melhorar a experiência do seu cliente.

O UX Writer, com uma escrita adequada para o seu produto, pode melhorar os resultados do seu site, aplicativo, etc e com isso melhorar também a satisfação dos seus clientes em relação à sua marca.

Então, lembre-se de dominar as técnicas textuais de UX, isso vai fazer toda a diferença no momento da criação do seu produto, até a fidelização com o cliente.


Escrita por Angely Biffi


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