Outro dia, vim aqui contar para
vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer.
Hoje, vou falar um pouco e dar umas dicas de como você pode escrever para
facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente
tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto
que esteja desenvolvendo para ele.
Então, o primeiro e mais
importante ponto para iniciar a escrita é:
·
Conheça seu público-alvo:
Antes de começar a escrever, é
essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá
que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o
público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais
jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção.
Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional
pode ser mais adequada.
Agora, falando sobre o tipo de
escrita, segue alguns pontos fundamentais que vão deixar seu texto mais
atraente.
·
Clareza:
O texto precisa ser claro e
objetivo. Evite termos rebuscados e trabalhe com palavras que façam parte do
dia a dia da pessoa usuária.
·
Coesão:
A coesão textual refere-se às
relações de sentido existentes em um texto, cujos elementos são dependentes
entre si. Lembre-se mesmo que seu texto seja curto, ele precisa ter início,
meio e fim.
·
Consistência:
Para garantir segurança e
autonomia, o conteúdo precisa ser padronizado. Durante a jornada é importante usarmos
as mesmas palavras para uma mesma ação, por exemplo, para não confundirmos a
pessoa que está navegando em nosso produto, pois se a cada momento você usar um
termo diferente para a mesma ação, você vai prejudicar a experiência do cliente
e ainda colocar em risco a credibilidade do seu produto.
·
Leiturabilidade:
É uma condição de facilidade de
leitura criada por escolhas de conteúdo, estilo, design e organização. Tudo
isso precisa ser levado em conta de acordo com o perfil do seu público, por
isso é importante conhecer de forma profunda o perfil dos seus clientes, desde
o nível de escolaridade, interesses que eles possuem em seu dia a dia, etc.
·
Utilidade:
O conteúdo precisa ser útil e ter
um propósito. Deve guiar a pessoa usuária a resolver um problema, ou satisfazer
uma necessidade, ou desejo.
·
Harmonização com design:
Os textos devem estar em harmonia
com o design do site, precisam fazer sentido para criar uma experiência integrada
e coerente. Escolha cores, fontes e estilos que complementem a interface do
site.
Com essas dicas você vai
conseguir melhorar a qualidade dos textos no seu site, aplicativo etc. e, dessa
forma, também vai melhorar a experiência do seu cliente.
O UX Writer, com uma escrita
adequada para o seu produto, pode melhorar os resultados do seu site,
aplicativo, etc e com isso melhorar também a satisfação dos seus clientes em
relação à sua marca.
Então, lembre-se de dominar as
técnicas textuais de UX, isso vai fazer toda a diferença no momento da criação
do seu produto, até a fidelização com o cliente.
Comentários
Postar um comentário