Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo 2014 - Argentina


A palavra Argentina tem origem no latim "argentum" que significa prata. O nome foi dado pelos exploradores europeus que, no começo do século XVI, acreditavam que havia uma montanha de prata na região.

O ponto mais alto da Argentina é também o mais alto do continente americano. O Aconcágua é uma montanha de 6.960,8 metros de altura, situada na província de Mendoza (região oeste da Argentina).

DADOS PRINCIPAIS:

ÁREA: 2.780.092 km²
CAPITAL: Buenos Aires
POPULAÇÃO DA ARGENTINA: 40 milhões (estimativa 2010)
MOEDA:  peso argentino
NOME OFICIAL: REPÚBLICA ARGENTINA
NACIONALIDADE: argentina
DATA NACIONAL: 25 de maio (aniversário da Revolução) e 9 de julho (Dia da Independência).
PRESIDENTE: Cristina Kirchner
LOCALIZAÇÃO: sul da América do Sul
FUSO HORÁRIO:  a mesma de Brasília
CLIMA DA ARGENTINA: de montanha (NO, SO, O), árido tropical (NE), árido frio (SE), temperado continental (S), tropical (N), subpolar (extremo sul).
CIDADES DA ARGENTINA (PRINCIPAIS): Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Santa Fé, Mendoza.
REGIÕES GEOGRÁFICAS: Pampa, Mesopotâmia, Cuyo e Patagônia.
RIOS PRINCIPAIS: Rios de La Plata, Paraguai, Barmejo, Colorado e Uruguai.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4% e outros 7,6% (censo de 1996).
IDIOMAS: espanhol (oficial).
RELIGIÃO:  Católica Romana 92%, protestantes 2%, judeus 2%  e outras 4%.

A Argentina apresenta importantes pontos turísticos e culturais. É um dos países que se destacam no turismo sul-americano. São diversos museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, construções históricas e muito mais. Uma grande vantagem para quem pretende conhecer este país é que a Argentina situa-se próxima ao Brasil, além de fazer parte do Mercosul.

Principais pontos turísticos e culturais da Argentina:

Em Buenos Aires
- Teatro Maipo
- Teatro Colón
- Teatro Nacional Cervantes
- Praça de Maio
- Casa Rosada
- Casa da Cultura
- Palácio Barolo
- Parque 3 de fevereiro
- Centro Cultural Recoleta
- Torre dos Ingleses
- Museu Nacional de Belas Artes
- Basilica Nossa Senhora de Pilar

Em Córdoba
- Praça San Martin
- Catedral Central de Córdoba
- Quarteirão Jesuíta
- Museu Histórico da Universidade Nacional de Córdoba
- Parque Sarmiento
- Museu Superior de Belas Artes Evita
- Museu Provincial de Belas Artes Emilio Caraffa
- Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte
- Museu Ibero-Americano de Artesanato
- Museu Genaro Perez
- Museo de Arte Religiosa Juan de Tejeda

Em Rosário
- Igreja do Perpétuo Socorro
- Palácio Vassalo
- Palácio dos Leões
- Museu Municipal de Belas Artes
- Museu Municipal de Arte Decorativa
- Museu de Arte Contemporânia de Rosário (MACRO)
- Museu Provincial de Ciências Naturais
- Teatro El Circulo
- Monumento à Bandeira
- Casa Natal de Ernesto Che Guevara
- Praça San Martin
- Basílica Catedral de Nossa Senhora do Rosário
- Bairro dos Ingleses

Em Santa Fé
- Teatro 1º de Maio
- Centro Cultural Casa de Espanha
- Teatro Luz e Fuerza
- Casa de Cultura
- Museu Etnográfico e Colonial
- Museu de Belas Artes Rosa Galisteo de Rodriguez
- Museu Histórico Provincial
- Museu Municipal de Artes Visuais
- Museu da Cidade
- Ponte Colgante
- Parque Palomar de Santa Fé
- Complexo Pedras Brancas

Em Mendoza
- Praça Sarmiento
- Monumento ao Exército dos Andes
- Parque General San Martín de Mendoza
- Praça das Artes
- Praça Indpendência
- Museu Municipal de Arte Moderna
- Museu da Área Fundacional
- Ruínas de São Francisco
- Zoológico
- Cerro de La Glória
- Parque Central
- Aquário Municipal
- Serpentário

Comidas Típicas:

A carne bovina é um dos principais alimentos consumidos pelos argentinos.

Podemos citar como pratos típicos da culinária argentina: churrasco, assado de carne bovina, picada criolla e locro. O vinho e o mate são bebidas muito consumidas pelos argentinos.

Churrasco – Neste item não precisamos falar muito, as carnes argentinas ao lado das uruguais são consideradas as melhores do mundo por muita gente.

Picada - Trata-se de um prato com vários ingredientes servidos em pequenas porções, e tudo junto. Podemos encontrar diversas espécies de queijo, assim como presunto, tomate, azeitona, carne, entre outros aperitivos que contribuem para formar um grande mosaico de sabores.

Locro - Um ensopado preparado à base de abóbora, feijão e milho. O Locro se popularizou no país, e é apreciado não só pelos habitantes mas também pela grande quantidade de turistas que chegam ao país. O prato é apreciado tanto na Argentina, como no Equador, no Peru e na Bolívia, passando pela Cordilheira dos Andes e toda faixa litoral.

Arroz Portenho - O arroz é cozido com água inicialmente, e depois terminado ao leite. Após temperado com caldo de galinha, monta-se camadas com o arroz, molho de tomate, e algumas variedades de queijo: o ralado, parmesão, e a mussarela. Varia-se dependendo do gosto ou do local onde é preparado.

Alfajor - É um doce apreciado por muitos, e não falo apenas dos argentinos. Hoje em dia o Alfajor está globalizado, e não há quem recuse. Trata-se de duas ou três camadas de massa assada, com um recheio de doce de leite. Por cima, é colocado açúcar de confeiteiro (na receita original), ou chocolate, como normalmente é conhecido no Brasil.



Escrita por Angely Biffi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp