Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo 2014 – Holanda



A Copa está chegando ao fim e infelizmente o Brasil não conseguirá o hexacampeonato...
Mas nós ainda temos a chance de conhecer mais alguns países que participaram desse mundial. Hoje é a vez da Holanda.

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 41.526 km²
Capital: Amsterdã
População: 16,7 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Euro
Nome Oficial: Reino dos Países Baixos
Nacionalidade: neerlandesa ou holandesa
Data Nacional: 26 de julho de 1581 (Declaração da Independência)
Governo: Monarquia Constitucional
Primeiro-ministro: Mark Rutte
Divisão administrativa: 12 províncias (Groninga, Frisia, Drente, Overijssel, Güeldres, Utrecht, Flevolandia, Holanda Setentrional, Holanda Meridional, Zelanda, Brabante Setentrional e Limburgo).
Localização: oeste da Europa
Cidade Principais: Amsterdã, Roterdã, Assen, Haia, Ultrecht, Maastricht e Eindhoven.
População (grupos étnicos): neerlandeses 96%, indonésios, guianeses e outros 4%
Idioma: neerlandês (oficial)
Religião: cristianismo 54% (católicos 33%, Igreja Reformista Holandesa 14%, calvinistas 7%), islamismo 4,1%, hinduísmo 0,5%, sem filiação 39%, outras 2,4%.

A Holanda concentra em seu território muitos pontos turísticos e culturais interessantes. Em função da sua rica história e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar neste país locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São muitos museus, parques, monumentos históricos, moinhos antigos, prédios antigos e muito mais.

Principais pontos turísticos e culturais da Holanda:

Em Amsterdã
- Rijksmuseum
- Museu da Casa de Rembrandt
- Museu Van Gogh
- Stedelijk Museum
- Hortus Botanicus Amsterdam
- Casa de Anne Frank
- Concertgebouw
- Praça do Dique
- Centraal Station
- Palácio Real
- Nieuw Kerk (igreja)

Em Roterdã
- Museu Boijmans Van Beuningen
- Instuturo de Arquitetura Holandesa
- Museu Volkenkundig
- Museu Histórico
- Museu Marítimo
- Ponte Erasmus
- Torre Montevideo
- Porto Velho
- Euromast
- Zoológico de Roterdã
- Wereldmuseum
- Jardim Botânico (Arboretum Trompenburg)

Em Haia
- Gemeente Museu
- Museu Escher
- Lange Vijverberg
- Palácio da Paz
- Biblioteca Real dos Países Baixos
- Binnenhof
- Madurodam (miniatura dos Países Baixos)
- Mauritshuis (museu)

Em Eindhoven
- DAF Museum
- Van Abbemuseum
- Museum Kempenland Eindhoven Steentjeskerk
- PHILIPS FRUITTUIN WIELEWAAL (Parque)
- GENNEPER PARKS
- Stadsschouwburg (Teatro)
- Playground 'De Splinter'

Em Maastricht
- Museu Bonnefanten de Arte Moderna
- Museu de História Natural
- Porto Bassin
- Hoge Fronten
- Basílica de Nossa Senhora
- Praça Markt
- Aldenhofpark (parque)
- Praça Vrijthof
- Ponte de São Servasio

Comidas Típicas:

Erwtensoep: O prático típico da Holanda é um prato que é facilmente encontrado em diversos outros países, inclusive no Brasil. O Erwtensoep é uma sopa de ervilhas com alguns ingredientes a mais, como pé de porco, alho, batatas, salsichas, pimenta, aipo e sal.

Stamppot: O Stamppot é um prato tradicional holandês, que é feito com diversas batatas amassadas (percebam que a batata é um dos principais ingredientes para os holandeses). Além disso, muitos outros ingredientes também são acrescidos, como: escarola, couve, espinafre, cebola, nabo, cenoura e chucrute.

Rookworst: Rookworst pode ser traduzido como linguiça, mas em português é mais conhecido como salsichão. A versão holandesa da iguaria (já falamos sobre algo similar em nosso post sobre Comidas Típicas da Alemanha) também leva condimentos em seu preparo, como sal e pimenta. É comumente servida com o Stamppot.

Stroopwafel: Largamente divulgado por causa dos filmes americanos, o Stroopwafel (waffles) são originários da Holanda, mais precisamente da região de Gouda (que também é a região de origem do queijo de mesmo nome). O delicioso recheio é feito com xarope, açúcar mascavo, manteiga e canela. Não tem como não gostar, não é mesmo?



Escrita por Angely Biffi ou Angely Holanda rsrrs

(Angely Maíra Biffi de Holanda) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp