quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Sua idade...


Idade é um assunto delicado, nem todo mundo gosta de assumir a idade que têm, em especial algumas mulheres.

Mas é engraçado, pensar nesse assunto, pois em todas as fases de nossas vidas, quando o assunto é idade, sempre refletimos quando aluem vem perguntar nossa idade. Claro, muita gente, não tem problema em falar a verdadeira idade, mesmo mulheres, mas ainda sim, refletimos após responder...

Pois, sempre depois que você responde: “Ah! Tenho 15 anos!”, “Tenho 23 anos!”, “Tenho 35 anos!”, “Tenho 56 ano!” e por aí vai... A pessoa que te fez essa pergunta, pode exclamar: “Nossa! Nem parece! Pensei que tinha menos!” ou pode ficar quieta e não dizer, ou pode apenas dizer “Ah ta! Eu também tenho X anos...

E aí... Você entra em parafuso... Ou não, depende de cada um, é lógico! Rsrsrrs
Mas, o que acontece é que, vamos abrir um breve espaço e colocar a hipótese de que a pessoa respondeu verdadeiramente sua idade para o sujeito que perguntou, mas quando vêm à exclamação ou o silêncio da criatura que fez a pergunta, a que respondeu começa a refletir...

“Mas eu não queria parecer ser mais jovem! Estou bem! E acho que aparento a idade que tenho”.

“Não é bom parecer mais jovem! As pessoas não me dão credibilidade por isso!”
“Que bom que aparento ser mais jovem!”

“Nossa! Falei minha idade e ela não falou nada! Será que estou acabada?”

“Caramba! Ela tem a mesma idade que eu! Mas eu estou melhor que ela!”

Vixiiiii! Ela tem a mesma idade que eu! “Acho que vou começar a fazer uns exercícios, cuidar mais de mim...”



Em fim... Idade sempre é um assunto polêmico! Mas, o mais importante é você estar bem com você.

Se tiver trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, etc... Mas estiver feliz, alegre ao ponto de se expressar como uma criança de 5 anos quando recebe o brinquedo mais desejado, ou uma de 10 anos, quando realiza a vontade de ir ao algum lugar pela primeira vez, ou como um adolescente de 15 anos, quando tem a primeira grande paixão e fica horas esperando uma mensagem ou um telefonema da outra pessoa, ou um jovem de 18 e 21 anos que em a liberdade de fazer algumas coisas pela vez, por conta da idade!

E ainda, podemos nos deparar com pessoas jovens, mas que possuem muito conhecimento, muita experiência, muita vivência, que se não estivéssemos vendo e sabendo a idade dela, com certeza, daríamos uma idade maior.

Em fim... Seja feliz! Não fique preso a sua idade! Não deixe a idade tomar conta do seu ser, tomar conta do que você tem vontade de fazer...

Tenha a idade que você quiser ter!




Por Angely Biffi

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O sucesso da TV corporativa



Seja para seus colaboradores ou clientes, a comunicação corporativa desempenha um papel estratégico nas empresas: informa, orienta, reforça a imagem e a reputação.

A TV Corporativa permite que você transmita informações segmentadas, qualificadas e em sincronia com o momento. A dinâmica alcançada com este "novo" veículo de comunicação permite que o presidente, diretor da empresa oriente, informe em tempo real seu colaborador, pulando muitos degraus hierárquicos, burocráticos e, às vezes, até ineficientes.

Isto não significa que a TV Corporativa irá substituir os e-mails, intranet, jornal e demais ferramentas utilizadas para comunicar, mas sim complementá-los e permitir que a comunicação seja mais rápida, sucinta e eficaz. 

Uma boa TV Corporativa precisa:

1-      Identificar o público/setor que deseja comunicar por meio da sua TV.

2-       Contar com profissionais qualificados.

3-      Criar uma programação que esteja adequada ao tempo de atenção do colaborador. Por exemplo, se o canal for implementado no "cafezinho", você terá de 5 a 10 minutos para transmitir as informações desejadas.

4-      Tenha conteúdos diretos e com significados completos. Em geral, este tipo de conteúdo tem de 10 a 30 segundos de duração, textos muito longos não serão lidos e irão comprometer a eficácia da comunicação. Às vezes uma imagem diz mais do que muitas palavras.

5-      Intercale conteúdos corporativos com informações de interesse pessoal dos colaboradores, como notícias, trânsito, previsão do tempo, etc.

6-      Busque tecnologias que permitam a integração do seu canal com seus sistemas: conteúdos da intranet, métricas de produção, metas de vendas e demais informações relevantes, segmentados por interesse e departamento.

7-      Dedique tempo necessário para manter o canal vivo. Opte por tecnologias que automatizem algumas tarefas e contribuam com uma operação semi assistida. Sem dúvidas cada empresa possui infraestrutura, processos e ambientes distintos e não há como se criar um modelo fechado de comunicação.

8-      Ouça sempre os colaboradores e prestadores de serviços, envolver a equipe irá contribuir com a excelência e o sucesso do seu projeto.





Angely Biffi

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...