Comunicação interna é a união planejada de todas as ferramentas capazes de permitir o fluxo das informações de interesse aos colaboradores de uma organização. Essa definição fica bonita no papel, mas na prática acaba destoando das previsões mais otimistas. Por que tantas empresas falham no processo de disseminação interna da missão, da visão e dos valores corporativos?
Não é só envolver e integrar, é preciso gerar valor. Toda Comunicação Interna de sucesso passa por reformas e correções de rumos depois de instalar pesquisas que diagnosticam sua eficiência na prática. Aprende-se errando, confirmam os melhores cases de Comunicação Interna.
A Comunicação Interna não é um objeto suspenso na vida da organização, ela também está a serviço da viabilização dos objetivos e das metas estabelecidas. A coerência estratégica é a medida cautelar para que todos os colaboradores sejam capazes de valorizar os canais e o fluxo saudável das informações internas.
Mesmo diante de um mundo em constantes mudanças e evoluções, onde o acesso a informação esta cada vez mais fácil, ainda encontramos falhas na comunicação e não conseguimos atingir o público alvo.
Quando se trata do meio organizacional, não é muito diferente. As informações são geradas, mas nem sempre causam impactos, nem geram mudanças de comportamento, ou até acontece o pior, as informações mal divulgadas resultam em ruídos e ocasionam graves problemas dentro da organização, isso normalmente acontece quando muitas pessoas não tiveram acesso, ou não houve divulgação adequada da comunicação.
A partir destes exemplos, percebemos a importância de existir uma comunicação interna efetiva nas organizações, pois é através dela que são feitas as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Orientar a comunicação para que ela esteja em sintonia com o planejamento estratégico corporativo é a única forma de viabilizar a conquista dos objetivos e metas estabelecidos. Não existe o “quase” na Comunicação Interna. A disseminação de informações dentro de uma empresa precisa ser formalizada, divulgada e celebrada por toda a organização.
Todos dentro da organização precisam estar envolvidos nos programas de Comunicação Interna, da diretoria à área operacional, o envolvimento tem provado ser a melhor forma de cumprir a comunicação estratégica. É tendência no meio empresarial ouvir os colaboradores, entender e satisfazer suas necessidades, assim como conhecê-los melhor e promover em suas equipes as práticas de saúde e qualidade no trabalho. Com canais planejados e abertos, é possível transmitir mensagens com informações verdadeiras e coerentes para aproximar a empresa de seus funcionários.
Vários são os fatores propícios para o crescimento de uma companhia, mas um dos mais importantes, sem dúvida, é a comunicação. Ferramenta de extrema importância e necessidade seja qual for sua área de atuação, ela é o fator determinante do seu sucesso ou fracasso junto ao cliente final, seja ele interno ou externo.
Para reduzir ao máximo os problemas na propagação das informações e se ter credibilidade perante os funcionários, deve ser criado um único canal oficial disseminador de informações e da cultura empresarial para todos. Nesse momento recorremos à Comunicação Interna. Ela pode ser formada por equipes ou até mesmo uma única pessoa que, em conjunto com os departamentos de Recursos Humanos, Comunicação e as demais lideranças, buscam soluções eficientes para motivar os colaboradores no alcance das metas da empresa. O comunicador interno tem uma posição estratégica e deve conhecer bem o funcionamento de cada área para realizar um trabalho eficaz, de acordo com as necessidades específicas expostas por cada departamento atendido.
Criatividade e muito jogo-de-cintura são palavras-chave desse departamento, uma vez que a demanda de trabalho tende a ser grande e o profissional lida diretamente com líderes, geralmente pouco acostumados a receber respostas negativas. Deve-se usar o bom-senso para equilibrar o importante e o urgente, priorizando sempre as solicitações mais adequadas a cada momento. Outro ponto essencial na Comunicação Interna é compreender com clareza a expectativa do gestor para com o colaborador a fim de criar com precisão, dispositivos perfeitos para obter os resultados esperados.
Pontos importantes para se ter uma comunicação interna dentro da empresa:
1 - Os colaboradores devem ser vistos como parceiros, e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, a missão e o negócio, eles estarão;
2 - Deve ser dada uma maior atenção a opinião que eles têm a respeito da organização, pois é esta imagem que prevalece para o público externo. O colaborador pode alavancar ou destruir a imagem da empresa no qual trabalha;
3 - Toda organização está inserida em um mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a comunicação interna precisa ser valorizada e os canais que ela dispõe (jornal, intranet, murais, etc) precisam ser eficazes e atraentes para que realmente cumpra sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.
O departamento de Comunicação Interna deve ser de fácil acesso aos funcionários. Eles devem sentir-se confortáveis para darem sugestões, sejam positivas ou para pontos de melhoria. O objetivo da comunicação na empresa está em estabelecer um relacionamento saudável, melhorando o clima internamente, fazendo com que os envolvidos alcancem os objetivos traçados.
Preste atenção nos rankings de empresas bem-sucedidas e perceberá que as melhores cotadas para trabalhar contam com uma Comunicação Interna forte, estruturada e oxigenada.
Independentemente do desempenho no mercado, a comunicação para transmitir valores, motivar colaboradores e disseminar as marcas que caracterizam a empresa e sua atuação é um processo que deve estar abastecido de informações com regularidade e ser executado sempre.
Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação
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