Jornalista, médico, advogado, independente da profissão, todos estudaram quatro, cinco anos e precisam desempenhar com qualidade e profissionalismo sua função. Para obter um serviço honesto e de acordo com as necessidades públicas, o primordial é ter ética com a nossa profissão.
Principalmente, quando o profissional, é o jornalista que está a todo o momento envolvido com temas públicos, que interferem na vida e no cotidiano de outras pessoas.
O jornalista presta serviço à população e dessa forma precisa ser o mais claro e ético com o seu trabalho, pois dependendo do que publicar além de se prejudicar, pode pôr em risco a imagem de outras pessoas.
Cumprir com o dever de passar informação correta, faz do jornalista um profissional com qualidade e com credibilidade. Como toda a profissão, o jornalista tem um código ético que rege sua conduta, no entanto, muitos preferem ir contra essa ética, mas ir a favor do veículo que presta serviço, mesmo não correspondendo com todos os temas éticos determinados pela área da comunicação.
O principal ponto que faz com que muitos jornalistas esqueçam a conduta ética e não sejam sinceros com seu público é em função da guerra pela exclusividade e audiência. Dessa forma, nem sempre apresentam uma matéria fidedigna aos seus telespectadores ou leitores.
O jornalista deve estar sempre atento com o que divulga, pois seu nome fica registrado nas matérias. Por isso, não é difícil encontrar jornalistas prestando esclarecimentos sobre o que falou ou escreveu.
Mas, a pior conduta que o jornalista pode ter é ir contra a moral e os bons costumes das pessoas, cometendo calúnia, injúria ou difamação.
Segundo o Código de Ética do Jornalista, artigo 10 é inaceitável que o profissional aceite a discriminação seja por motivos sociais, raciais, sexuais, etc. Outro ponto preservado pelo código é o respeito ao direito à privacidade do cidadão.
O código também defende que o jornalista pode preservar a identidade e a origem de suas fontes quando necessário.
Para Joelmir Beting, a ética do jornalismo é ascética e meridiana: a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. A ética do jornalista é a ética da consciência e a ética do jornal é a ética da conveniência.
Comentários
Postar um comentário