terça-feira, 16 de agosto de 2011

Reinaldo Passadori fala sobre Importância da Assertividade no atendimento de excelência


1 - Como você acha que a assertividade pode ser uma ferramenta importante no atendimento aos públicos?
Em primeiro lugar, é importante entendermos o que significa Assertividade:
O termo Assertividade refere-se a afirmar, ou seja, ao se comunicar, a pessoa afirma o seu ponto de vista, falando com propriedade, segurança e naturalidade, onde ao mesmo tempo deve considerar o interlocutor, respeitando seu ponto de vista e jeito de ser do mesmo.
Por essa razão, não só pode ser uma ferramenta, mas é o principal recurso a ser utilizado e desenvolvido, para as pessoas que tem como trabalho o atendimento aos diversos tipos de públicos.

2 - No ambiente de trabalho, lidando com o público, podemos expressar livremente nossa opinião, mesmo sabendo que ela contraria a opinião de outras pessoas?
Pela própria natureza todos nós somos diferentes: Na formação da personalidade, cultura, origem, educação etc. Naturalmente, temos pontos de vista diferentes em conformidade com o nosso jeito de olhar para uma mesma realidade, consequentemente, temos opiniões diversas sobre o mesmo assunto.

3 - Ter opiniões diferentes, automaticamente contraria o jeito de pensar de outras pessoas, mas e daí?
Discordamos sim, mas a maneira como mostramos o nosso ponto de vista é o cuidado proposto pela assertividade. Ao invés de ter uma postura agressiva, dizendo que o outro está errado por pensar diferente, posso respeitar o jeito diferente do outro expressar seus pensamentos e seus sentimentos. Uma boa maneira de discordar sem agredir é dizer, por exemplo: “... entendo seu ponto de vista, concordo com o seu direito de pensar dessa forma.” “ A minha maneira de ver isso é...”.
Em outras palavras, se substituirmos o “Mas...” por “E”... nas nossas conversas, vamos ter grandes chances de praticar a assertividade e de obter mais acordos do que discordâncias. 

4 - Para um atendimento assertivo, é necessário mantermos “olho no olho” quando estamos conversando, atendendo o cliente, ou isso pode ser visto como agressividade. Qual é a melhor forma de expressão verbal no atendimento de excelência?
Há várias formas de olhar, como também há diversas maneiras de falar. “Olho no olho” não significa um olhar invasivo e intimidador. Na assertividade o objetivo é olhar o suficiente para demonstrar nosso real interesse pelo outro, através de gestos e sinais como assentir com a cabeça afirmativamente ou com sons de “hã, hã”, evidenciando que estamos interessados no que o outro está dizendo. Isso também implica em evitar o interromper, perguntar se não entendemos, ou seja, devemos estar de fato, presente com toda a atenção para escutar comprometidamente o que o cliente tem para dizer.     
                                                                                                                                                                       
5 - Como devemos reagir sem sermos agressivos, quando um cliente nos agride com palavras ou gestos?
Primeiramente é necessário distinguir se essa “agressão” é relacionada a algum descontentamento de atendimento, sobre algum produto ou alguma reclamação qualquer sobre a empresa, atendimento, etc. Se for pessoal, o melhor é deixar claro que ofensas pessoais são tratadas em outro de-partamento.
O melhor mesmo é ser um bom ouvinte, procurar entender o que o cliente, de fato, deseja ou precisa, entender as razões do seu destempero, tentar acalmá-lo com ponderação, coerência e bom senso, dando respostas educadamente, colocando-se à disposição para ajudá-lo no que for possível. A maior probabilidade, se fizer isso, é que ele se acalme e aí a conversa vai fluir e então os negócios vão acontecer.

6 – A assertividade no atendimento ao cliente, ajuda o profissional em quais quesitos?
Ajuda em todas as situações de relacionamentos comerciais: vendas, negociações, liderança, respeito, consideração, fidelização. Em outras palavras, não concebo um atendimento sem a utilização de recursos de assertividade. Algumas pessoas são assertivas sem o saber, pois valorizam o cliente, dão-lhe a devida atenção, falam o que precisa ser dito, com objetividade, segurança, equilíbrio, bom humor e precisão.

7 - Você acredita que a assertividade pode gerar satisfação ao cliente?
A única forma de gerar a satisfação do cliente é por meio de assertividade.
Diferente da agressividade, passividade ou falsidade, uma comunicação e comportamentos assertivos geram confiança, respeito e atenção, como consequência, bons resultados como vendas, bons relacionamentos, lucro e muita satisfação.

8- Quais são as dicas que você daria para um atendimento ao cliente ser efetivo em situações de reclamações?
Primeiramente acalmar o cliente, se estiver nervoso, depois ouvir atentamente o que precisa ou quer. Em seguida fazer o que precisa ser feito, quer seja dar a informação certa, resolver o seu problema, se este for o caso.
Ao mesmo tempo, evitar desrespeitá-lo fazendo-o esperar ao telefone ou em uma recepção, ao empenhar sua palavra ou dizer que fará algo, pois deve fazer de verdade, no prazo estipulado, cumprindo o que prometeu.  Além disso, é preciso dar satisfação sobre os processos, ligando para informar sobre o andamento da solução. Em outras palavras, é expressar respeito com o cliente trazendo–lhe mais dignidade com seriedade.

9- Como se aplica a assertividade no atendimento de clientes de Ouvidoria?
Do mesmo modo que se aplica em qualquer outro segmento, quer seja em situações de negociações, vendas, relacionamentos em geral, apresentações em público, entrevistas etc.
A Assertividade é, mais do que uma série de regras e comportamentos, é acima de tudo uma atitude, um jeito de ser, de valorizar, e respeitar o outro (cliente ou não) da forma que o outro precisa e merece ser respeitado.

Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação - Bayer

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sua apresentação não esta impressionando? Aprimore essa técnica no Instituto Passadori


O curso tem o objetivo de oferecer aos participantes recursos psicológicos, intelectuais e técnicos para realizarem apresentações em público, com objetividade, clareza, desenvoltura, elegância e naturalidade, em situações formais e informais, para pequenos ou grandes grupos de pessoas.
O corpo é um espelho altamente revelador do inconsciente. Ele mostra flashes da personalidade, expõe crenças, valores, preconceitos, forças e fragilidades do caráter. Por isso, é importante saber usar o corpo e a mente de forma simultânea e inteligente, para se sair bem em todas as situações onde você precise se expor.
O curso de Técnicas de Apresentação em Público tem exatamente esta função, promover aos participantes todas essas técnicas que levam ao aprimoramento de suas habilidades comunicativas de exposição em público.
Conteúdo abordado: 
Dimensão Intrapessoal
Dimensão Interpessoal
Dimensão Vocal
Dimensão Corporal
Dimensão Técnica
Dimensão Intelectual
Dimensão Espiritual
Próxima turma: 16, 18, 23 e 25/08 – 19h15 às 23h15
Saiba mais informações e faça sua inscrição:
Sobre o Instituto Passadori: Criado em 1984, já treinou mais de 50 mil pessoas. Entre seus clientes estão cerca de 450 empresas, as maiores e melhores do Brasil. O Instituto Passadori atua em Educação Corporativa para empresas e profissionais. Conta com soluções customizadas para desenvolvimento de competências com programas completos para as necessidades pessoais ou das organizações, alguns dos temas de excelência, são: Comunicação Verbal; Apresentação em Público; Liderança Eficaz; Comunicação Escrita; Comunicação Assertiva, Relações Interpessoais, Media Training; Comunicação em Negociação e Vendas. O Instituto Passadori disponibiliza seu serviço de Consultoria e Assessoria em Treinamento e Desenvolvimento para Recursos Humanos baseado na experiência de quase 30 anos de atuação no segmento e seu corpo multidisciplinar de colaboradores, facilitadores e consultores altamente qualificado e vocacionados para a atividade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa:
Nancy Assad Comunicação e Consultoria
Assessora de Imprensa: Angely Biffi
Assistente de Comunicação: Karina Kempter
Fone:3032-1877 e   9943-6400
Escrita por Angely Biffi
NA Comunicação

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Instituto Passadori abre novas vagas para o curso de Comunicação Verbal a partir de 15/08


Este curso desenvolve e aprimora a habilidade de comunicação verbal dos participantes, para melhor o desempenho profissional, pessoal e social, através do conhecimento e uso consciente das habilidades.
Durante o curso é possível a detecção de inibições, correção de falhas, fornecimento de técnicas e orientações para aplicá-las.
O curso aborda também a utilização da  comunicação pessoal como  ferramenta estratégica para atingir resultados corporativos e a felicidade pessoal e a comunicação na liderança associada a negociação, ética, caráter e amor ao trabalho.
O curso é voltado para profissionais que pretendem aperfeiçoar e utilizar a comunicação pessoal de maneira estratégica no ambiente dos negócios.
Na programação do curso, alguns dos assuntos abordados serão, “Como utilizar as sete dimensões da  comunicação de maneira estratégica para os negócios” e a “Comunicação sob tensão”.
Para ministrar o curso estão selecionados os melhores profissionais de comunicação do mercado, dirigidos por Reinaldo Passadori.
Segue o Conteúdo Abordado:
- Como enfrentar a timidez e a tensão inicial
- Reforço da autoestima
- Como usar adequadamente os recursos da voz (emoções, volume, tonalidade, velocidade, pausas, respiração, sonoridade, musicalidade, nasalação e teatralização)
- Conhecendo e utilizando apropriadamente a expressão corporal (mãos, braços, postura, olhar, aparência, elegância e expressão facial)
- Como ampliar o vocabulário
- Planejamento, preparação e desenvolvimento de uma apresentação
- A arte de utilizar ilustrações
- Técnica de memorização
- Embelezamento da fala através de técnicas de interpretação
- A comunicação na Liderança e nos negócios
- Auto-analise: exercícios facilitadores do autoconhecimento
- Projeto de mudanças
Saiba mais informações e faça sua inscrição:
Próximas turmas: 15/08/2011 – 2°feira
Sobre o Instituto Passadori: Sobre o Instituto Passadori: Criado em 1984, já treinou mais de 50 mil pessoas. Entre seus clientes estão cerca de 450 empresas, as maiores e melhores do Brasil. O Instituto Passadori atua em Educação Corporativa para empresas e profissionais. Conta com soluções customizadas para desenvolvimento de competências com programas completos para as necessidades pessoais ou das organizações, alguns dos temas de excelência, são: Comunicação Verbal; Apresentação em Público; Liderança Eficaz; Comunicação Escrita; Comunicação Assertiva, Relações Interpessoais, Media Training e Comunicação Corporativa; Comunicação em Negociação e Vendas. O Instituto Passadori disponibiliza seu serviço de Consultoria e Assessoria em Treinamento e Desenvolvimento para Recursos Humanos baseado na experiência de quase 30 anos de atuação no segmento e seu corpo multidisciplinar de colaboradores, facilitadores e consultores altamente qualificado e vocacionados para a atividade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Nancy Assad Comunicação e Consultoria
Assessora de Imprensa: Angely Biffi
Assistente de Comunicação: Karina Kempter
Escrita por angely Biffi
NA Comunicação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Evento da pós-graduação da Faculdade Sumaré: PROJETO VISÃO DE FUTURO esteve na comunidade do Jardim Helena, Zona Leste de SP

No dia 30 de julho de 2011 os alunos da Pós Graduação de Comunicação Executiva e Eventos, da faculdade Sumaré promoveram um encontro com a comunidade do Jardim Helena, um bairro no distrito de São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade de São Paulo para desenvolver um projeto que teve o objetivo promover a responsabilidade social.

Vejam as fotos do evento!





















Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...