Pular para o conteúdo principal

Gamificação para as empresas



O que é gamificação?

Gamificação é aprender com jogos, ou seja, gamificação é a técnica de jogos aplicada na resolução de problemas em várias áreas, tais como saúde, negócios, educação, entre outros.

A gamificação veio com tudo para estimular a participação dos funcionários e engajar as equipes. Utilizando-se de estratégias de jogos em contextos diversos, a gamificação é uma ferramenta lúdica, que torna a busca pelos resultados da empresa uma verdadeira gincana onde quem sai ganhando é o funcionário.

É possível aplicar a gamificação em eventos da empresa, em treinamentos e até no dia a dia, com quizzes e jogos de negócios, visando ensinar, entreter e informar os funcionários.
No mundo corporativo, a gameficação é uma tendência que acompanha o crescimento do mercado de games em todo o mundo. As técnicas são utilizadas para treinamentos de funcionários e até captação e fidelização de clientes. Um estudo apontou que empresas investiram cerca de 2 bilhões de dólares em gamificação em 2015.

Como usar a gamificação no mundo corporativo?

Gamificação é um conceito que se baseia na criação de para diversas áreas, de modo a tornar as experiências mais divertidas e interessantes. O objetivo da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações. As estratégias usadas nos jogos podem motivar pessoas e até influenciá-las.

O uso da gamificação nas empresas está relacionada à condução de objetivos de negócios e à motivação  das pessoas através de dados. 

No âmbito empresarial, os maiores benefícios da inserção de jogos em ambientes corporativos estão na capacidade de:

Motivar, por meio do entretenimento;
Engajar, com base na oferta de recompensas ou incentivos;
Treinar, por meio do envolvimento e aprendizado natural das pessoas em ambientes lúdicos dos jogos.

A tendência da gamificação pode ser aplicada tanto de forma virtual (com usuários ganhando recompensas e incentivos na web, como medalhas, pontos, cupons ou ‘badges’), ou no modo presencial (as pessoas podem ganhar algum bônus, um dia de folga, uma viagem).

Atualmente, as empresas criam interações fáceis de serem aprendidas e executadas. Essa interação acontece, principalmente, nas redes sociais, um ambiente em que as pessoas já estão altamente propensas a interagir com as marcas da sua preferência.

Algumas organizações optam por oferecer recompensas à medida que seus produtos e serviços são comprados, desenvolvendo programas de fidelidade que fazem com que os consumidores retornem constantemente ao site, ou rede social.

Que tal apostar na gamificação e fidelizar os seus clientes e colaboradores?



Angely Biffi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

Dicas de como escrever pensando na experiência do usuário

  Outro dia, vim aqui contar para vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer. Hoje, vou falar um pouco e  dar umas dicas de como você pode escrever para facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo para ele. Então, o primeiro e mais importante ponto para iniciar a escrita é: ·          Conheça seu público-alvo: Antes de começar a escrever, é essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção. Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional pode ser mais adequada. Agora, falando sobre o tipo de escrita, segue alguns pontos fundamenta