O que é gamificação?
Gamificação é aprender com jogos, ou seja, gamificação é a técnica de jogos aplicada na resolução de problemas em várias áreas, tais como saúde, negócios, educação, entre outros.
A gamificação veio com tudo para estimular a participação dos funcionários e engajar as equipes. Utilizando-se de estratégias de jogos em contextos diversos, a gamificação é uma ferramenta lúdica, que torna a busca pelos resultados da empresa uma verdadeira gincana onde quem sai ganhando é o funcionário.
É possível aplicar a gamificação em eventos da empresa, em treinamentos e até no dia a dia, com quizzes e jogos de negócios, visando ensinar, entreter e informar os funcionários.
No mundo corporativo, a gameficação é uma tendência que acompanha o crescimento do mercado de games em todo o mundo. As técnicas são utilizadas para treinamentos de funcionários e até captação e fidelização de clientes. Um estudo apontou que empresas investiram cerca de 2 bilhões de dólares em gamificação em 2015.
Como usar a gamificação no mundo corporativo?
Gamificação é um conceito que se baseia na criação de para diversas áreas, de modo a tornar as experiências mais divertidas e interessantes. O objetivo da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações. As estratégias usadas nos jogos podem motivar pessoas e até influenciá-las.
O uso da gamificação nas empresas está relacionada à condução de objetivos de negócios e à motivação das pessoas através de dados.
No âmbito empresarial, os maiores benefícios da inserção de jogos em ambientes corporativos estão na capacidade de:
• Motivar, por meio do entretenimento;
• Engajar, com base na oferta de recompensas ou incentivos;
• Treinar, por meio do envolvimento e aprendizado natural das pessoas em ambientes lúdicos dos jogos.
A tendência da gamificação pode ser aplicada tanto de forma virtual (com usuários ganhando recompensas e incentivos na web, como medalhas, pontos, cupons ou ‘badges’), ou no modo presencial (as pessoas podem ganhar algum bônus, um dia de folga, uma viagem).
Atualmente, as empresas criam interações fáceis de serem aprendidas e executadas. Essa interação acontece, principalmente, nas redes sociais, um ambiente em que as pessoas já estão altamente propensas a interagir com as marcas da sua preferência.
Algumas organizações optam por oferecer recompensas à medida que seus produtos e serviços são comprados, desenvolvendo programas de fidelidade que fazem com que os consumidores retornem constantemente ao site, ou rede social.
Que tal apostar na gamificação e fidelizar os seus clientes e colaboradores?
Angely Biffi
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