Cartórios de Alfredo Marcondes e Anhumas iniciam Mutirão de Documentação Rural no Pontal do Paranapanema
Nos dias 13 e 14 de outubro, o cartório de Registro Civil de Alfredo Marcondes, administrado pela Oficiala Karina Pasquini Braiani Antunes, e nos dias 15 e 16 de outubro, o cartório de Registro Civil de Anhumas, administrado pela Oficiala Divanete Bega Veloza, participaram do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado no Estado de São Paulo, fruto da parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento está priorizando o atendimento nas regiões beneficiadas pelo programa Territórios da Cidadania.De acordo com a Oficiala de Alfredo Marcondes, foi uma idéia excelente promover um programa de documentação priorizando as trabalhadoras rurais. "Foi muito bom o evento, foi bem proveitoso, a população veio até o local e participou ativamente da ação. Fiquei muito feliz em estar colaborando", disse Karina.
A Oficiala de Anhumas relata que foi um dos melhores projetos que ocorreram na cidade em relação a pedidos de documentos. Tivemos muito trabalho, os dois dias foram bem movimentados, mas fiquei feliz em poder ajudar a comunidade. Não imaginava a quantidade de pessoas que buscariam este serviço, disse Divanete.
Nos dois dias de evento em Alfredo Marcondes foram emitidos um total de 60 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo 18 para outras cidades e 42 para a própria serventia. Em Anhumas, nos dois dias de evento foram emitidos 60 pedidos, todos sendo 2° vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo 18 para outras cidades.
Percorrendo a região do Pontal do Paranapanema, o mutirão focará ações em mais seis municípios: Mirante do Paranapanema, Marabá Paulista, Rancharia, João Ramalho, Martinopolis, Presidente Venceslau, que acontecerão até o final de novembro. Conforme a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os principais documentos emitidos foram registro civil de nascimento e casamento, carteira de identidade, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, previdência social e inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A iniciativa teve como objetivo a emissão, totalmente gratuita, de documentos civis e trabalhistas, além de promover ações educativas sobre a importância dos documentos, e dar acesso ao registro previdenciário, para possibilitar o requerimento de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade. O MDA aponta ainda que as ações dos programas de documentação são voltadas às trabalhadoras rurais, no entanto, qualquer pessoa pode buscar os locais de atendimento.
O mutirão é uma realização da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em São Paulo (DFDA-SP), da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Prefeitura Local e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também apoiaram o evento, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) juntamente com o Oficial de Registro Civil, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), a Secretaria do Desenvolvimento Territorial (CATI/SDT), o INSS, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério do Trabalho, a CATI, a Secretaria da Saúde e outros.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 20/10/2009
Data Publicação : 20/10/2009
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