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Comunicação Empresarial no Brasil

A Comunicação Empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas. Ela engloba, nas empresas, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna, envolve o público interno, ou seja, os funcionários da corporação, e todo e qualquer relacionamento com o público externo, no âmbito corporativo. As atividades de Comunicação Empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa.

A comunicação empresarial no Brasil está crescendo, as empresas cada vez mais estão investindo na área de comunicação nas suas instituições, 50% da sua verba é destinada para a comunicação empresarial.

No Brasil os profissionais de Comunicação Empresarial atuam nas diferentes frentes da Comunicação Social ou de Massa: eles criam e organizam eventos; geram fatos; elaboram notícias; fazem com que essas notícias sejam veiculadas por jornais, revistas, agências noticiosas, emissoras de rádio e televisão, na Internet e até em painéis eletrônicos; criam e veiculam campanhas institucionais; formulam e executam políticas, planos e estratégias de comunicação para governos, empresas e entidades do terceiro setor (ONGs, sindicatos patronais e de trabalhadores, partidos políticos etc.); estruturam e administram serviços de atendimento ao consumidor; planejam e editam publicações as mais variadas, em forma de revistas, boletins e jornais; idem em relação a programas internos de rádio e televisão; idealizam e produzem clippings impressos e eletrônicos; atuam como lobistas e ombudsman; escrevendo discursos e artigos; criando e atualizando páginas na Internet.

Os profissionais de Comunicação Empresarial que se aventuraram a fazer o meio de campo entre seus clientes ou patrões (representados por empresas, empresários, órgãos públicos e seus dirigentes/ políticos) e a imprensa (jornais, revistas, rádios, tevês etc.) enfrentaram os mais varia dos tipos de preconceito e discriminação ao longo de muitos anos.

No início, a culpa era dos profissionais de redação. Eles não conheciam as peculiaridades e não entendiam as sutilezas do trabalho dos jornalistas e dos profissionais de Relações Públicas que iam aos veículos levar notícias.Foi preciso muita paciência e dedicação para abrir espaço nas páginas de nossas principais publicações dos anos 60.

As assessorias de imprensa só vieram ganhar credibilidade a partir de 1978, após a última greve dos jornalistas de São Paulo. Porque com a greve ocorreram muitas demissões nas redações e os demitidos tiveram que migrar para o esse setor. Muitos como empregados e outros como seus próprios patrões.

Nem por isso, ficou mais fácil fazer Comunicação Empresarial no Brasil. E a lógica é simples: com o crescimento das assessorias de imprensa, o espaço na mídia passou a ser disputado por um número cada vez maior de assessores e clientes. Ao mesmo tempo, as sucessivas crises econômicas fizeram com que diminuísse a verba publicitária e, por consequência, o volume de páginas editoriais.

A Internet também mudou a vida de todos nós que estamos informatizados e não poderia deixar de dar sua contribuição também para quem faz Comunicação Empresarial.

A partir da popularização da Internet no Brasil, em 1996, quando foi criado o Universo Online, ficou muito mais fácil enviar notícias aos jornais, revistas, rádios, tevês e agências noticiosas. Ficou mais fácil também acompanhar a veiculação de notícias, ou seja, fazer o clipping do material enviado aos jornais e revistas.

A Comunicação Empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário. Ou seja, simplesmente como "um conjunto de métodos e técnicas de comunicação, dentro da empresa, dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores etc.)". Até porque definições como essas precisam ser sempre revistas em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial.

A imagem institucional de uma empresa é um ser vivo e dinâmico. Uma boa Comunicação Empresarial é condição primária para uma boa imagem institucional da empresa.


A comunicação deve ser permanente, independentemente do comportamento do mercado. A comunicação empresarial, tanto interna como externamente, mesmo onde existe assessoria específica, só não é melhor, na quase totalidade dos casos, por culpa da direção das empresas, pois seus representantes não entendem a importância da comunicação empresarial.

Escrita por Angely Biffi

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