sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O casamento: além do glamour, invista em sustentabilidade

Como esse texto é um pouco longo, vou dividi-lo em 2 partes para que a leitura não fique tão longa!

Parte 1

Muitos casais sonham com o dia do seu casamento, idealizam um dia perfeito, uma ocasião inesquecível para eles e para seus convidados, e não é para menos, pois é um dia muito planejado, são vários detalhes pesquisados no decorrer de um ano ou mais, para que o dia do casamento seja perfeito e igual ao que foi desejado pelo casal.

Notamos que um detalhe ou outro é muito particular de cada casal, mas a maioria dos casamentos continuam sendo realizados de forma tradicional. Cerimônias religiosas e festas em salões para recepcionar os convidados, variando apenas os dias da semana e horários.

No entanto, casamentos verdes ou ecológicos, socialmente responsáveis, começam a tornarem-se bastante populares entre alguns noivos. A ideia principal quando pensamos na realização de um casamento ecológico não é economizar dinheiro e sim poupar os recursos.

“O conceito de sustentabilidade está conquistando os noivos. Isto significa que cada vez mais fabricantes oferecem produtos em versões sustentáveis, com aceitação crescente do público. São convites em papel reciclado, lembrancinhas com mensagens ecológicas, vestidos para daminhas confeccionados com jeans reaproveitado, entre outros. Em comum, eles têm a responsabilidade socioambiental e o comprometimento de preservar a natureza durante a fabricação. "No Brasil, o casamento sustentável é novidade, mas vai deixar de ser para se tornar uma prática regular", aposta Vivian Gottesmann, gerente de eventos sociais do Hotel Renaissance”. (DA REDAÇÃO, Revista Manequim Noiva, São Paulo, 04/2008, http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_275970.shtml. Acesso em 18/06/2012).


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 960 mil casamentos são realizados por ano no Brasil. A expectativa é que o setor movimente R$ 14 bilhões em 2012. Portanto, se os noivos optarem por alternativas sustentáveis em seus casamentos, a diminuição do impacto na natureza já será razoavelmente significativa.


Com pequenas atitudes você pode tornar a sua festa muito mais ecológica, inclua o conceito verde em seus eventos, no seu casamento. Essa é uma iniciativa que tem tudo a ver com quem quer deixar um planeta melhor para as futuras gerações.

Você já parou para pensar que pode produzir seu casamento de maneira mais sustentável?

Considere essa possibilidade como verdadeira e verifique alguns pontos que podem ser introduzidos no seu casamento para deixa-lo sustentável e que não afetará o seu orçamento. Promova seu casamento durante o dia, utilizando a luz solar para a iluminação, separe o lixo para destinação correta (reciclagem ou compostagem), aqueça a água com placas de energia solar e use para a decoração flores da estação, se possível cultivada no próprio espaço.

A sustentabilidade é um assunto que está em pauta atualmente, e deve permanecer durante os próximos anos, pois preservar o meio ambiente tornou-se uma obrigação de cidadania para quem deseja um mundo melhor. Sendo assim, os casamentos, o mundo dos eventos, não poderia deixar de fazer melhorias para ajudar nessa causa socioambiental.

Os matrimônios ecológicos ainda não são realizados com frequência, mas cada vez mais tem ganhado simpatizantes.   E os noivos que optam por organizar um evento verde garantem a sua felicidade durante o dia tão sonhado e, além disso, promove uma boa ação para o planeta.


Citamos que o casamento sustentável não é muito diferente dos demais, entretanto, existem algumas distinções, para provarmos essas características que diferenciam um do outro vamos listar essas peculiaridades para deixar claro como é possível realizar um casamento ecológico.


Escrita por Angely Biffi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...