segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Inteligência Artificial para Escolas: como a Inteligência Artificial está transformando as salas de aula?



O uso da tecnologia não é algo estranho às escolas. Pense, por exemplo na apresentação de projetos, antes dominados pelas cartolinas e hoje feitos com uso dos audiovisuais. As novidades tecnológicas mudam o tempo todo a forma com que boa parte dos negócios e serviços são feitos mundo afora, e a educação não fica fora desse grupo.

A inteligência artificial (IA) é uma das principais tecnologias por trás da transformação em instituições de ensino, pois ela é muito adaptável devido ao machine learning, a capacidade de aprendizado das máquinas.

Os softwares de IA podem ser alimentados com grande volume de dados e isso facilita o seu mecanismo de aprendizagem e faz com que a máquina consiga entender melhor quais são as principais dificuldades de um aluno em uma determinada disciplina e assim, elaborar conteúdo especializado para o seu treinamento.

Alguns softwares, dependendo do que já foi adicionado à sua memória, são até capazes de antecipar os bloqueios que os estudantes podem vir a ter em matérias futuras e dessa forma, já prepararam uma estrutura de ensino baseada no perfil desse aluno e suas dificuldades.

A IA pode auxiliar muito o professor na relação com os alunos, servindo, inclusive para diagnosticar problemas sérios de aprendizagem como a dislexia e o autismo.

Além disso, a inteligência artificial já é capaz de estabelecer uma interface de diálogo, em que os estudantes podem tirar dúvidas fazendo perguntas diretamente para a máquina, sem precisar que tenha um professor na frente da máquina para isso, algo conhecido como blended learning.

Os alunos também podem se beneficiar da inteligência artificial, por exemplo, quando forem estudar para provas, os algoritmos de sumarização de texto podem extrair as ideias principais de um conteúdo extenso para fins de revisão ou análise comparativa do estudante.

A inteligência artificial pode agregar e contribuir muito para a Educação de várias maneiras, como:

• Oferecer aos alunos mentoria em tempo integral por meio de tutores virtuais;

• Dar aos alunos mais autonomia e personalizar a sua própria educação. Por meio das plataformas personalizadas, eles podem avaliar a própria performance e planejar os estudos de acordo com as dificuldades ou facilidades de cada aluno, desenhando uma trilha de aprendizado de curto e longo prazo, a partir de preferências, talentos e necessidades individuais;

• Reunir e cruzar informações sobre o desempenho de cada aluno; auxiliar o professor a formar grupos de alunos com as mesmas dificuldades e, também. até criar mais desafios para aqueles alunos mais avançados, o que é um rico subsídio para o desenho do currículo e de novos métodos de ensino;

Levar o aprendizado para fora das fronteiras da sala de aula, ampliando as possibilidades do aluno de aprender ao longo da sua vida por meio de projetos do seu interesse.
A certeza que podemos ter é de que a Inteligência Artificial está sempre ao nosso favor, nós só temos a ganhar com ela, em nosso dia a dia. O ser humano é inteligente o suficiente para saber aproveitar os benefícios dessa tecnologia que veio para construir um futuro melhor.

Tudo isso evidencia que a inteligência artificial que está transformando para melhor a saúde, a indústria, o setor financeiro, tem muito potencial para melhorar a educação do país e, quem sabe, futuramente, conseguiremos usar a inteligência artificial de forma estratégica e com o objetivo de aumentar o aprendizado dos estudantes.

Escrita por Angely Biffi
https://medium.com/@everisBrasil/intelig%C3%AAncia-artificial-para-escolas-como-a-intelig%C3%AAncia-artificial-est%C3%A1-transformando-as-salas-de-58db0d4b42d6

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O futuro chegou!



A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no mercado profissional e dentro das rotinas empresariais.

Mesmo passando muitas vezes despercebida em nosso dia a dia, a Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas e está em várias áreas profissionais que, na maioria dos casos, nem imaginamos. E, diferente dos filmes de ficção científica, a Inteligência Artificial veio para nos ajudar, trazendo inovação e qualidade de vida para nós. Além disso, também nos proporciona alguns confortos, deixando nosso dia a dia mais ágil.

Para compor esse novo cenário da tecnologia e lidar com Inteligência Artificial e Robótica, precisaremos de um profissional bem atualizado e que esteja preparado para algumas situações:

1. Atuação com robôs

O primeiro ponto é saber atuar com robôs. Os profissionais do futuro não precisarão saber programar novos computadores e robôs, mas sim, aprender a trabalhar com eles. Terão que ser “parceiros”, “colegas” de trabalho.

2. Processos Automatizados

Outro ponto é saber que a Inteligência Artificial facilitará os processos, deixando-os automatizados, assim eles ocorreram independentemente dos esforços dos trabalhadores. Dessa forma, os profissionais terão mais tempo para as atividades essencialmente humanas.

3. Humanização:

Por último, é sabermos que mesmo os robôs sendo muito “inteligentes”, não podem fazer trabalhos essencialmente humanos, como por exemplo, gerar empatia e pensar estrategicamente. A única coisa que os robôs podem fazer é automatizar um trabalho manual para que as pessoas possam dedicar melhor seu tempo dentro de suas áreas de atuação.

Então, quem são os profissionais que irão atuar com Inteligência Artificial? Quem são esses profissionais do futuro? Podemos destacar três carreiras principais, dentro desse novo mercado: Cientista de Machine Learning, Engenheiro de Machine Learning e Cientista de Dados.

Apesar dessas três serem as principais para a área de Inteligência Artificial, existem diversas profissões que podem ser exploradas, por exemplo: Engenheiro de Dados, Engenheiro de Big Data, Arquiteto de Soluções de Big Data, Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios), Desenvolvedor de Visualização de Dados, Gerente de Analytics, Estatístico, Professor-Tutor Conteudista, Analista de Otimização, entre outras.

Outra carreira que eu não podia deixar de mencionar nessa gama de profissões, é o profissional de conteúdo na criação de um assistente virtual (linguistas).

Não vou entrar em detalhes, pois já tivemos um artigo abordando especificamente esse profissional, Linguista: um novo perfil profissional nos squads de tecnologia mas só quero reforçar que é preciso muito trabalho e estudo para treinar um software de IA e, assim, deixá-lo realmente inteligente.Para isso, precisamos dos linguistas, profissionais dedicados a área de linguagem e conteúdo para realizar tal treinamento e sofisticar a inteligência robótica.

A Inteligência Artificial é um campo amplo para muitos profissionais, como podemos notar, e está cada vez mais presente em nossas vidas. De acordo com a Federação Internacional de Robótica, cerca de 11.900 robôs industriais serão comercializados no Brasil entre 2015 e 2020. O impacto da tecnologia e da Inteligência Artificial é incontestável para o futuro.

Além disso, a everis, em parceria com a Endeavor, realizou um estudo com startups da América Latina e identificou alguns desafios da IA na região. Entre os principais desafios, está a escassez de talento especializado em IA. O mercado de trabalho carece de profissionais com o tipo de conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento destas soluções.

O resumo executivo desta pesquisa está disponível aqui: Empreendedorismo de alto impacto em Inteligência Artificial na América Latina O ambiente está propício para quem quer seguir carreira nesta área.

E aí, se identificou com alguma profissão? Quer entrar no ramo da Inteligência Artificial? Aproveite o momento e invista sua carreira em uma dessas novas profissões do futuro.

Por Angely Biffi Holanda | linguista | everis Brasil
Publicado em https://medium.com/@everisBrasil/o-futuro-chegou-3dccd641d1c4

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Holambra: para quem quer um passeio rápido e cheio de charme


Conhecida como Cidade das Flores




Holambra é considerada a capital das flores e um dos destinos mais românticos e charmosos do estado de São Paulo, formada por imigrantes holandeses mantêm na arquitetura e na gastronomia a influência holandesa, tanto que seu nome Holambra é derivado da junção das palavras Holanda, América e Brasil.





Localizada a 130 quilômetros de São Paulo, Holambra é uma boa alternativa para os paulistanos que pretendem fugir do agito da capital e buscam por um destino de aura interiorana e clima bucólico.

Para entrar em Holambra, obrigatoriamente, você passará pelo seu portal, sendo assim não tem como não descer e tirar uma foto por ali. O portal é um dos pontos característicos da cidade.

O Portal de Holambra foi inaugurado em 2004, com uma arquitetura tipicamente holandesa, é uns dos portais mais bonitos das cidades do interior de São Paulo, feito em tijolinhos e com enormes janelas, assim já conseguimos ir entrando no clima de uma cidade holandesa.



Outro ponto de parada é o Moinho dos Povos Unidos, ele possui mais de 38 metros de altura, inaugurado em 2008, é uma cópia fiel dos moinhos holandeses e funciona igual na Holanda pela força dos ventos.



Para um passeio ao ar livre vá até a Praça Vitória Régia é uma bela praça cercada pelo Lago Vitória Régia, perfeita para caminhadas e para fazer piqueniques, fica ao lado do Deck do Amor.



O Deck do Amor é um ponto turístico novo em Holambra, foi inaugurado em 2015 entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia.



Para degustar uma boa comida e comprar alguns presentinhos passe pela rua Dória Vasconcelos é a mais charmosa de Holambra, onde se concentram os principais restaurantes e estabelecimentos comerciais da cidade, as fachadas tem presença da arquitetura holandesa e chamam atenção pelo colorido.

E para quem não resiste a um doce como eu, antes de pegar a estrada, vale muito parar na Confeitaria Zoet en Zout e conferir os deliciosos doces feitos pela holandesa Maria Meulman e suas três filhas. Em mesinhas espalhadas em um gramado ou na varanda com vista para o Lago Vitória Régia. O local é lindo, aconchegante e os doces são divinos.



Que tal conhecer Holambra esse fim de semana?

Aproveite as dicas e bom passeio!



Escrita por Angely Biffi
06.04.2018

quinta-feira, 15 de março de 2018

Visitando Rosário

Banhada pelo rio Paraná, a charmosa cidade de Rosário está localizada ao Sudeste na província de Santa Fé, a uma distância de 174 quilômetros da capital de mesmo nome, Santa Fé. Nem tão grande e nem tão pequena, é a terceira maior cidade da Argentina, com aproximadamente um milhão de duzentos mil habitantes.



Antigamente a região era habitada pelos índios guaicurus. Viviam da caça de antas e de capivaras, eram também bons pescadores.

Com a expansão da presença espanhola, o governador-geral de Buenos Aires concedeu as terras da atual cidade de Rosário a Juan Romero de Pineda. Em 1823, a aldeia, então com cerca de mil habitantes, recebeu o título real de "ilustre y fiel villa de Rosario".

A cidade de Rosário é conhecida como o berço da bandeira, e sua construção mais famosa é a do Monumento à Bandeira. 

Com uma arquitetura bem europeia por causa da sua colonização, a cidade fica bem charmosa e com uma beleza peculiar, a cidade também possui muitos museus, igrejas, belíssimos parques com muito verde. 

O ideal para quem deseja conhecer melhor a cidade onde nasceu Lionel Messi, Che Guevara e Fito Páez é caminhar pelas agradáveis ruas e assim chegar aos seus principais pontos turísticos. 

O clima de Rosário é úmido e ameno na maior parte do ano. A cidade é classificada como pampas temperado, onde as quatro estações do ano são bem definidas.

Curiosidades:

Esporte - Rosário abriga os clubes de futebol Rosario Central (fundado em 1889) e Newell's Old Boys (fundado em 1903), ambos pertencentes à Primeira Divisão do Campeonato Argentino. 

Rosário é também a cidade natal de alguns esportistas e treinadores argentinos conhecidos internacionalmente, como Marcelo Bielsa, César Luis Menotti, Gerardo Martino, Lionel Messi, Ángel Di María, Maxi Rodríguez, César Delgado, Ezequiel Lavezzi, Ever Banega, Ezequiel Garay, Mauro Icardi e Luciana Aymar. 

A cidade é também o local de segunda escolha, depois de Buenos Aires, para testes da seleção argentina de rugby e hóquei em campo.

Educação - Rosário é um importante centro educacional. Seus centros de estudo e de pesquisa possuem prestígio nacional e internacional.

A cidade tem cerca de 624 estabelecimentos para níveis educacionais primário e secundário (por exemplo, o Instituto Politécnico, que depende diretamente da Universidade Nacional de Rosário). Com uma forte tradição de ensino universitário é sede de várias instituições acadêmicas, dentre as quais destacam-se duas, que são públicas, de acesso livre e aberto: Universidade Nacional de Rosário (UNR) e  Universidade Tecnológica Nacional (UTN).

O que fazer em Rosário:

Parque Nacional da Bandeira



O Monumento da Bandeira é o lugar preferido de muitos argentinos e turistas. Foi onde pela primeira vez ergue-se a bandeira argentina como nação livre, em 1812. Os argentinos são bastante patriotas e muitos consideram o monumento um dos mais importantes do país.


Entre as colunas do monumento há uma chama acessa sempre, nunca é apagada, conhecida como fogo eterno, que fica sob a urna com as cinzas do mártir San Martin, um dos libertadores da América, morto no exílio, em 17 de agosto de 1850.



Parque da Independência

Parque da Independência, principal área verde da cidade. Reserve meia hora para um passeio de pedalinho e explore o parque, que abriga museus, jardins, hipódromo e área para crianças.




À noite é possível presenciar o espetáculo das Águas Dançantes, dizem que é bem bacana, mas não conferimos essa atração. Além disso, é ali ao lado do parque fica o estádio de futebol do Newell’s Old Boys.



Centro Cívico – o berço da bandeira argentina

O passeio começa no Centro Cívico, na Plaza 25 de Mayo, lugar importante na história dos argentinos por ter sido o local inicial do assentamento do exército que lutou na Revolução de 25 de Maio de 1810, quando a Argentina iniciou o seu processo de independência do Reino da Espanha.

A praça é pequena, em seu entorno há o Palácio dos Leões, prédio da prefeitura e do outro lado a Catedral Nossa Senhora do Rosário. Mas, com certeza a grande atração é o Parque Nacional da Bandeira à frente.



Escrita por Angely Biffi

quarta-feira, 14 de março de 2018

Vamos para Córdoba?

Entrada da cidade - Córdoba


Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina e com uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, Córdoba pode não ter o apelo turístico de cidades como Buenos Aires e Bariloche. Mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção.

A cidade é um ótimo destino para conhecer o interior da Argentina e possui diversos pontos turísticos históricos e culturais importantes. Córdoba conta com muitos pontos turísticos, que incluem os monumentos, parques, museus e igrejas. Todos que passam por lá podem aproveitar os dias na cidade para uma excelente experiência histórica e arquitetônica.

Córdoba é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano, mas, durante as épocas do outono e primavera, o tempo é mais estável e permite passeios ao ar livre com uma temperatura agradável.

Vou listar alguns pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Córdoba.

Plaza San Martín: 



A Plaza San Martín está localizada no centro de Córdoba e é rodeada de lojas e restaurantes. A Catedral de Córdoba também está localizada no entorno da praça, assim como o Cabildo, um importante museu da cidade. A praça também conta com um monumento a José de San Martín.

Manzana Jesuítica e a Cripta Jesuítica:

Córdoba possui um quarteirão inteiro dedicado à memória dos jesuítas, que chegaram à cidade no século XVI, e construíram locais como a Manzana Jesuítica e a Cripta Jesuítica. No complexo estão a Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais, a Academia Nacional de Ciências, a Igreja da Companhia de Jesus, a antiga sede da reitoria da Universidade Nacional de Córdoba e o Colégio Nacional de Monserrat.

Paseo El Buen Pastor:



O centro cultural conta com uma galeria de arte, um restaurante, um bar e uma capela. O local atrai muitos visitantes por causa do show de águas dançantes no chafariz, além de diversas atividades artístico-culturais.

Parque Sarmiento:



O parque Sarmiento é o local ideal para passar uma tarde ao ar livre na cidade, seja caminhando, praticando alguma atividade física ou simplesmente apreciando a vista.

Além de quadra de tênis e pista para corrida, o parque Sarmiento possui lugares para lanchar, lagos e museus.

Outro motivo para você visitar Córdoba são seus preços, a cidade possui valores mais baixos que outras cidades da Argentina, que, aliados à desvalorização da moeda local em relação ao real, fazem da cidade um atrativo para turistas, viajantes e intercambistas.

Bom passeio!



Escrita por Angely Biffi


terça-feira, 13 de março de 2018

Objetividade na mensagem




O sucesso da comunicação é possível, isso acontece quando a mensagem é enviada e recebida com clareza. 

Aprender a se comunicar é tão fundamental quando saber ler e escrever. 

Primeiramente estruture o seu raciocínio. Defina como irá iniciar, desenvolver e concluir a sua mensagem. 

Uma comunicação clara requer um objetivo claro. É necessário ter em mente qual o que você quer comunicar, isso permitirá que organize o pensamento e assim consiga se expressar com clareza e objetividade.

O segundo passo é relacionar os argumentos que dispõe para sustentar suas informações. Coloque todos os argumentos que tiver e encontrar, sem nenhuma censura. A tesoura entra em ação em seguida.

Agora é a hora de fazer o primeiro filtro e tirar um pouco da "gordura" desnecessária, vamos eliminar os argumentos mais frágeis e informações supérfluas, deixei apenas o que for relevante.

Meta a caneta com vontade e elimine tudo o que não merece ser incluído. 

Outro fator importante na hora de comunicar, além da clareza e objetividade, a comunicação precisa ser neutra, ou seja, ausente de julgamentos, opiniões e análises prévias.

Quando se usa uma linguagem neutra, facilitamos à troca de informações e deixamos a comunicação limpa.

Além disso, quando temos uma mensagem objetiva os benefícios para a comunicação são enormes.

Para uma mensagem objetiva, podemos destacar:

Segurança: clareza traz a segurança que uma equipe necessita para executar atividades em alta performance; 


Confiança: pessoas que se comunicam de forma clara tendem a construir um ambiente de alta confiança;

Eficácia nos processos: uma equipe com uma comunicação clara e objetiva tende a apresentar uma performance profissional superior na execução de suas atividades;

Respeito: a clareza na comunicação permite que se saiba em detalhes o papel de cada um;

Responsabilidade: processos de comunicação claros e objetivos ajudam a moldar ambientes de grande responsabilidade;

Integridade: líderes que agem com integridade possuem uma preocupação como nível de clareza da sua comunicação;

Inovação: um ambiente onde a comunicação é clara e objetiva tende a ser um terreno fértil para inovações.

Ser capaz de desenvolver uma comunicação clara e objetiva é uma habilidade muito peculiar. 

Muitas vezes, o que é claro para uma pessoa pode não ser para um outro indivíduo. Por isso, comunicar de forma clara e objetiva é um exercício diário e requer muita prática.

A comunicação terá ocorrido de forma eficiente quando sua mensagem for simples, direta, clara e com todos os conteúdos necessários, e o mais importante, quando tiver sido entendida por todos que recebeu a comunicação.







Escrita por Angely Biffi

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Que tal conhecer Colônia de Sacramento, no Uruguai?

Colonia del Sacramento ou Colônia de Sacramento foi fundada em 1680 por Portugal e era um importante centro comercial e militar. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Passear pelo seu centro histórico é fazer uma viagem ao passado, já que as ruas e casas foram preservadas para manter seu aspecto original, a cidade foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.




A cidade está localizada a cerca de 180 km de Montevidéu. Dizem que Colônia lembra a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, mas eu nunca estive lá para poder confirmar isso!

Quanto tempo ficar na cidade: Para quem gosta de relaxar e fazer tudo com calma vale a pena passar uma noite, mas se o tempo estiver curto, dá para conhecer tudo em um bate-volta saindo de Buenos Aires ou Montevidéu.

Dentro do bairro mais antigo da cidade, também conhecido como “Casco Histórico” pode-se encontrar vários lugares históricos como “o portão da cidadela”, do qual se desprendem duas muralhas que serviam de proteção para a cidade. A mesma se acede após atravessar uma ponte de madeira, que conduz diretamente à praça principal do Bairro Histórico.

Após passar o portão chega-se rapidamente a “calle de los suspiros”, uma das mais famosas da cidade, mas que não deixa de ser igual as demais do bairro, que são bem estreitas e estão pavimentadas com pedras. O atrativo desta Rua é sua história, segundo a lenda popular, a rua leva esse nome porque era a última que os escravos percorriam antes de serem executados.




Outro edifício antigo que se pode encontrar é a Basílica del Santísimo Sacramento, também conhecida como Iglesia Matriz, que se encontra próximo a Rua Vasconcellos ao lado da praça. É considerada a mais antiga do país, já que foi fundada em 1680. Esta igreja foi testemunha de vários atos de guerra, os quais geraram múltiplos danos que determinaram que fosse restaurada em numerosas ocasiões.

Também podemos apreciar o farol que se encontra sobre a Punta de San Pedro, que consiste em uma torre pintada de branco sobre ruínas do Convento de San Francisco Javier. O mesmo foi construído em 1857 e tem uma altura de 34 metros sobre o nível do mar.

Outro ponto turístico é o Casco Histórico denominada Casa del Gobernador, que consiste em um conjunto de ruínas, cimentos de pedras e outros objetos do período lusitano. Devido às características destas ruínas acredita-se que se trata de uma moradia digna de um Governador.

Em fim, Colônia é uma cidade muito charmosa, tranquila, rústica e histórica, vale muito a pena passar por lá e conhece-la. Para os casais, ela não deixa de ser uma cidade romântica e para quem está em família há muita história para conhecer.




Aproveite sua viagem ao Uruguai ou Argentina e dê um pulinho lá! Veja nosso vídeo para se inspirar!

Acesse o link: 



Escrita por Angely Biffi
05.01.2018

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...