Pular para o conteúdo principal

Objetividade na mensagem




O sucesso da comunicação é possível, isso acontece quando a mensagem é enviada e recebida com clareza. 

Aprender a se comunicar é tão fundamental quando saber ler e escrever. 

Primeiramente estruture o seu raciocínio. Defina como irá iniciar, desenvolver e concluir a sua mensagem. 

Uma comunicação clara requer um objetivo claro. É necessário ter em mente qual o que você quer comunicar, isso permitirá que organize o pensamento e assim consiga se expressar com clareza e objetividade.

O segundo passo é relacionar os argumentos que dispõe para sustentar suas informações. Coloque todos os argumentos que tiver e encontrar, sem nenhuma censura. A tesoura entra em ação em seguida.

Agora é a hora de fazer o primeiro filtro e tirar um pouco da "gordura" desnecessária, vamos eliminar os argumentos mais frágeis e informações supérfluas, deixei apenas o que for relevante.

Meta a caneta com vontade e elimine tudo o que não merece ser incluído. 

Outro fator importante na hora de comunicar, além da clareza e objetividade, a comunicação precisa ser neutra, ou seja, ausente de julgamentos, opiniões e análises prévias.

Quando se usa uma linguagem neutra, facilitamos à troca de informações e deixamos a comunicação limpa.

Além disso, quando temos uma mensagem objetiva os benefícios para a comunicação são enormes.

Para uma mensagem objetiva, podemos destacar:

Segurança: clareza traz a segurança que uma equipe necessita para executar atividades em alta performance; 


Confiança: pessoas que se comunicam de forma clara tendem a construir um ambiente de alta confiança;

Eficácia nos processos: uma equipe com uma comunicação clara e objetiva tende a apresentar uma performance profissional superior na execução de suas atividades;

Respeito: a clareza na comunicação permite que se saiba em detalhes o papel de cada um;

Responsabilidade: processos de comunicação claros e objetivos ajudam a moldar ambientes de grande responsabilidade;

Integridade: líderes que agem com integridade possuem uma preocupação como nível de clareza da sua comunicação;

Inovação: um ambiente onde a comunicação é clara e objetiva tende a ser um terreno fértil para inovações.

Ser capaz de desenvolver uma comunicação clara e objetiva é uma habilidade muito peculiar. 

Muitas vezes, o que é claro para uma pessoa pode não ser para um outro indivíduo. Por isso, comunicar de forma clara e objetiva é um exercício diário e requer muita prática.

A comunicação terá ocorrido de forma eficiente quando sua mensagem for simples, direta, clara e com todos os conteúdos necessários, e o mais importante, quando tiver sido entendida por todos que recebeu a comunicação.







Escrita por Angely Biffi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

Dicas de como escrever pensando na experiência do usuário

  Outro dia, vim aqui contar para vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer. Hoje, vou falar um pouco e  dar umas dicas de como você pode escrever para facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo para ele. Então, o primeiro e mais importante ponto para iniciar a escrita é: ·          Conheça seu público-alvo: Antes de começar a escrever, é essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção. Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional pode ser mais adequada. Agora, falando sobre o tipo de escrita, segue alguns pontos fundamenta