quinta-feira, 15 de março de 2018

Visitando Rosário

Banhada pelo rio Paraná, a charmosa cidade de Rosário está localizada ao Sudeste na província de Santa Fé, a uma distância de 174 quilômetros da capital de mesmo nome, Santa Fé. Nem tão grande e nem tão pequena, é a terceira maior cidade da Argentina, com aproximadamente um milhão de duzentos mil habitantes.



Antigamente a região era habitada pelos índios guaicurus. Viviam da caça de antas e de capivaras, eram também bons pescadores.

Com a expansão da presença espanhola, o governador-geral de Buenos Aires concedeu as terras da atual cidade de Rosário a Juan Romero de Pineda. Em 1823, a aldeia, então com cerca de mil habitantes, recebeu o título real de "ilustre y fiel villa de Rosario".

A cidade de Rosário é conhecida como o berço da bandeira, e sua construção mais famosa é a do Monumento à Bandeira. 

Com uma arquitetura bem europeia por causa da sua colonização, a cidade fica bem charmosa e com uma beleza peculiar, a cidade também possui muitos museus, igrejas, belíssimos parques com muito verde. 

O ideal para quem deseja conhecer melhor a cidade onde nasceu Lionel Messi, Che Guevara e Fito Páez é caminhar pelas agradáveis ruas e assim chegar aos seus principais pontos turísticos. 

O clima de Rosário é úmido e ameno na maior parte do ano. A cidade é classificada como pampas temperado, onde as quatro estações do ano são bem definidas.

Curiosidades:

Esporte - Rosário abriga os clubes de futebol Rosario Central (fundado em 1889) e Newell's Old Boys (fundado em 1903), ambos pertencentes à Primeira Divisão do Campeonato Argentino. 

Rosário é também a cidade natal de alguns esportistas e treinadores argentinos conhecidos internacionalmente, como Marcelo Bielsa, César Luis Menotti, Gerardo Martino, Lionel Messi, Ángel Di María, Maxi Rodríguez, César Delgado, Ezequiel Lavezzi, Ever Banega, Ezequiel Garay, Mauro Icardi e Luciana Aymar. 

A cidade é também o local de segunda escolha, depois de Buenos Aires, para testes da seleção argentina de rugby e hóquei em campo.

Educação - Rosário é um importante centro educacional. Seus centros de estudo e de pesquisa possuem prestígio nacional e internacional.

A cidade tem cerca de 624 estabelecimentos para níveis educacionais primário e secundário (por exemplo, o Instituto Politécnico, que depende diretamente da Universidade Nacional de Rosário). Com uma forte tradição de ensino universitário é sede de várias instituições acadêmicas, dentre as quais destacam-se duas, que são públicas, de acesso livre e aberto: Universidade Nacional de Rosário (UNR) e  Universidade Tecnológica Nacional (UTN).

O que fazer em Rosário:

Parque Nacional da Bandeira



O Monumento da Bandeira é o lugar preferido de muitos argentinos e turistas. Foi onde pela primeira vez ergue-se a bandeira argentina como nação livre, em 1812. Os argentinos são bastante patriotas e muitos consideram o monumento um dos mais importantes do país.


Entre as colunas do monumento há uma chama acessa sempre, nunca é apagada, conhecida como fogo eterno, que fica sob a urna com as cinzas do mártir San Martin, um dos libertadores da América, morto no exílio, em 17 de agosto de 1850.



Parque da Independência

Parque da Independência, principal área verde da cidade. Reserve meia hora para um passeio de pedalinho e explore o parque, que abriga museus, jardins, hipódromo e área para crianças.




À noite é possível presenciar o espetáculo das Águas Dançantes, dizem que é bem bacana, mas não conferimos essa atração. Além disso, é ali ao lado do parque fica o estádio de futebol do Newell’s Old Boys.



Centro Cívico – o berço da bandeira argentina

O passeio começa no Centro Cívico, na Plaza 25 de Mayo, lugar importante na história dos argentinos por ter sido o local inicial do assentamento do exército que lutou na Revolução de 25 de Maio de 1810, quando a Argentina iniciou o seu processo de independência do Reino da Espanha.

A praça é pequena, em seu entorno há o Palácio dos Leões, prédio da prefeitura e do outro lado a Catedral Nossa Senhora do Rosário. Mas, com certeza a grande atração é o Parque Nacional da Bandeira à frente.



Escrita por Angely Biffi

quarta-feira, 14 de março de 2018

Vamos para Córdoba?

Entrada da cidade - Córdoba


Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina e com uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, Córdoba pode não ter o apelo turístico de cidades como Buenos Aires e Bariloche. Mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção.

A cidade é um ótimo destino para conhecer o interior da Argentina e possui diversos pontos turísticos históricos e culturais importantes. Córdoba conta com muitos pontos turísticos, que incluem os monumentos, parques, museus e igrejas. Todos que passam por lá podem aproveitar os dias na cidade para uma excelente experiência histórica e arquitetônica.

Córdoba é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano, mas, durante as épocas do outono e primavera, o tempo é mais estável e permite passeios ao ar livre com uma temperatura agradável.

Vou listar alguns pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Córdoba.

Plaza San Martín: 



A Plaza San Martín está localizada no centro de Córdoba e é rodeada de lojas e restaurantes. A Catedral de Córdoba também está localizada no entorno da praça, assim como o Cabildo, um importante museu da cidade. A praça também conta com um monumento a José de San Martín.

Manzana Jesuítica e a Cripta Jesuítica:

Córdoba possui um quarteirão inteiro dedicado à memória dos jesuítas, que chegaram à cidade no século XVI, e construíram locais como a Manzana Jesuítica e a Cripta Jesuítica. No complexo estão a Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais, a Academia Nacional de Ciências, a Igreja da Companhia de Jesus, a antiga sede da reitoria da Universidade Nacional de Córdoba e o Colégio Nacional de Monserrat.

Paseo El Buen Pastor:



O centro cultural conta com uma galeria de arte, um restaurante, um bar e uma capela. O local atrai muitos visitantes por causa do show de águas dançantes no chafariz, além de diversas atividades artístico-culturais.

Parque Sarmiento:



O parque Sarmiento é o local ideal para passar uma tarde ao ar livre na cidade, seja caminhando, praticando alguma atividade física ou simplesmente apreciando a vista.

Além de quadra de tênis e pista para corrida, o parque Sarmiento possui lugares para lanchar, lagos e museus.

Outro motivo para você visitar Córdoba são seus preços, a cidade possui valores mais baixos que outras cidades da Argentina, que, aliados à desvalorização da moeda local em relação ao real, fazem da cidade um atrativo para turistas, viajantes e intercambistas.

Bom passeio!



Escrita por Angely Biffi


terça-feira, 13 de março de 2018

Objetividade na mensagem




O sucesso da comunicação é possível, isso acontece quando a mensagem é enviada e recebida com clareza. 

Aprender a se comunicar é tão fundamental quando saber ler e escrever. 

Primeiramente estruture o seu raciocínio. Defina como irá iniciar, desenvolver e concluir a sua mensagem. 

Uma comunicação clara requer um objetivo claro. É necessário ter em mente qual o que você quer comunicar, isso permitirá que organize o pensamento e assim consiga se expressar com clareza e objetividade.

O segundo passo é relacionar os argumentos que dispõe para sustentar suas informações. Coloque todos os argumentos que tiver e encontrar, sem nenhuma censura. A tesoura entra em ação em seguida.

Agora é a hora de fazer o primeiro filtro e tirar um pouco da "gordura" desnecessária, vamos eliminar os argumentos mais frágeis e informações supérfluas, deixei apenas o que for relevante.

Meta a caneta com vontade e elimine tudo o que não merece ser incluído. 

Outro fator importante na hora de comunicar, além da clareza e objetividade, a comunicação precisa ser neutra, ou seja, ausente de julgamentos, opiniões e análises prévias.

Quando se usa uma linguagem neutra, facilitamos à troca de informações e deixamos a comunicação limpa.

Além disso, quando temos uma mensagem objetiva os benefícios para a comunicação são enormes.

Para uma mensagem objetiva, podemos destacar:

Segurança: clareza traz a segurança que uma equipe necessita para executar atividades em alta performance; 


Confiança: pessoas que se comunicam de forma clara tendem a construir um ambiente de alta confiança;

Eficácia nos processos: uma equipe com uma comunicação clara e objetiva tende a apresentar uma performance profissional superior na execução de suas atividades;

Respeito: a clareza na comunicação permite que se saiba em detalhes o papel de cada um;

Responsabilidade: processos de comunicação claros e objetivos ajudam a moldar ambientes de grande responsabilidade;

Integridade: líderes que agem com integridade possuem uma preocupação como nível de clareza da sua comunicação;

Inovação: um ambiente onde a comunicação é clara e objetiva tende a ser um terreno fértil para inovações.

Ser capaz de desenvolver uma comunicação clara e objetiva é uma habilidade muito peculiar. 

Muitas vezes, o que é claro para uma pessoa pode não ser para um outro indivíduo. Por isso, comunicar de forma clara e objetiva é um exercício diário e requer muita prática.

A comunicação terá ocorrido de forma eficiente quando sua mensagem for simples, direta, clara e com todos os conteúdos necessários, e o mais importante, quando tiver sido entendida por todos que recebeu a comunicação.







Escrita por Angely Biffi

Inovação Digital: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação

  Recentemente eu fiz um curso onde abordava esses três temas: User Experience, Inteligência Artificial e Gamificação. Achei muito interessa...