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Construção Conjunta do Conhecimento: Professor X Aluno


        Vamos refletir sobre o papel e as competências do professor no processo de mediação da aprendizagem entre ele e seus alunos, para isso, vamos analisar como o professor constrói esse processo de conhecimento conjunto e também como se mantém atualizado no dia a dia da sala de aula, utilizando novos recursos tecnológicos de maneira criativa para aprimorar suas técnicas de ensino, tudo isso para buscar a construção coletiva do conhecimento.

Para exemplificar, e nos ajudar a entender sobre construção conjunta de conhecimento, podemos ter como base a teoria do autor Garcez (2012), ele observa que a noção de construção conjunta de conhecimento: 1) inicialmente se opõe à reprodução de conhecimento; 2) logo se associa à participação e aprendizagem; 3) finalmente se aproxima e se distingue de cognição/conhecimento socialmente compartilhada/o.

Garcez (2012) afirma que a proposta é que ao construir o conhecimento em sala de aula o aluno não reproduz, mas cria um conhecimento que fomenta nele um espírito crítico e cidadão.

Levando em conta o pensamento de Garcez (2012), não adianta o professor apresentar uma aula e não ocorrer interação dos alunos com questionamentos, sejam dúvidas ou perguntas com aprofundamento do assunto, pois se o professor expõe um material em sala de aula e não há interação é como se os alunos, não quisessem saber do assunto, ou simplesmente não entenderam o que foi apresentado, e apesar de não terem entendido, não querem passar essa impressão ao seu tutor, sendo assim fingem compreensão sobre o tema, mas não buscam mais informações,  dessa maneira, notamos que não houve uma aprendizagem, nem uma troca de conhecimento e muito menos uma construção conjunta de conhecimento.

Podemos concluir que os alunos apenas reproduziram o que o docente mencionou em aula, mas não criou-se um pensamento crítico, não houve troca ideias. Este exemplo de ensinamento se encaixa muito em padrões de ensino de outras épocas, onde os alunos recebiam informações e não questionavam e muito menos acrescentavam conhecimento em sala de aula, no entanto, hoje em dia, esse modelo de ensino não se aplica mais, pois professor e aluno estão a todo o momento trocando conteúdo e informação, o estudante dos dias atuais, não fica parado esperando apenas receber informação, ele interage, ele argumenta e questiona o tempo todo, o docente atual, precisa estar preparado para essa evolução, para saber interagir com o seu aluno e, mais saber interagir dentro e fora da sala de aula. Sendo assim, não basta o professor ser um excelente teórico, ele precisa se atualizar e acompanhar as mudanças educacionais e tecnológicas, para garantir que sua aula seja atraente e com conhecimentos atuais e dinâmicos para seus alunos.

Como ressalta Brandão (2002, p. 40), onde cita que “quem ensina é aquele que abre portas e janelas em múltiplas direções... ou declara a seus alunos que o saber está incompleto, inacabado. Que também está aprendendo enquanto ensina e que o diálogo em sala de aula deve estar sempre criando e renovando”. Com essa declaração de Brandão (2002), fica mais evidente que o professor moderno precisa estar disposto a interagir com seu aluno, pois o estudante do século XXI continua querendo aprender com seus mestres, porém, eles são mais independentes, conseguem informações no mundo virtual, sendo assim, eles também estão prontos para manifestar seus pontos de vistas e contribuir com o conteúdo da aula.

Com todas essas mudanças tecnológicas e de perfis estudantis, o professor precisa se atualizar constantemente, é impossível ministrar uma aula nos dias de hoje, com as mesmas características de uma aula que era apresentada há 20 anos, o conteúdo até pode ser o mesmo, mas o professor vai precisar adequar sua forma de apresentação, usar novas ferramentas e até mesmo mudar seu discurso, pois como já mencionamos, os estudantes estão mais exigentes e não aceitam mais um professor que apenas repasse os conhecimentos que estão nos livros, os alunos buscam um professor com um conteúdo rico, um professor atualizado, que acrescente mais que uma pesquisa que fizeram em uma página na internet.

Em relação à atualização do professor, ressaltamos essa importância no decorrer do texto, pois é fundamental essa educação continuada na vida de um docente, no entanto, precisamos destacar como e onde o professor consegue essa atualização constante para o seu trabalho. Alguns mecanismos para essa atualização pode vir de cursos extracurriculares, leituras de artigos científicos, participações em congressos referentes a novas fórmulas de educação, em fim, são diversas as maneiras para que ocorra uma atualização diária, porém, um ponto importante para essa busca de atualização do professor é a própria instituição onde ele leciona oferecer apoio e recursos para essa educação continuada, pois o professor também precisa de uma base para se sentir seguro e confortável, e se essa iniciativa de atualização partir da sua instituição de ensino com certeza, o professor se sentirá coberto e confiante na busca desse aperfeiçoamento.

Não podemos esquecer que a orientação dada pelo professor é o que caracteriza o ensino, conceituado por Saint-Onge (1999) como sendo “a organização de métodos de intervenção que permitam ao aluno construir seu saber com base no modelo do saber das diversas disciplinas escolares”, e que tem por função, ainda de acordo com Saint-Onge, ativar e guiar o processo de aprendizagem, o que deixa explícito que não existe ensino onde não há aprendizagem.

O professor precisa saber que sua principal função é orientar, pois os alunos por mais autônomos que sejam na busca da informação, precisam de um bom tutor, para saberem onde podem conseguir informações fidedignas de acordo com cada assunto estudado, além disso, os professores ainda continuam sendo inspirações para muitos estudantes, então, suas atitudes, seus exemplos dentro da sala de aula, serão determinantes para a construção da relação professor-aluno, e isso também pode afetar o processo de ensino-aprendizagem, pois quanto mais confiança o aluno tiver no seu mestre, mais credibilidade este lhe passará, dessa forma, se o professor mostrar que está atualizado, está a par dos acontecimentos sociais dessa nova geração, e que se importa e entende esse novo perfil de aluno, certamente, o estudante sentirá mais confiança para realizar suas pesquisas dentro ou fora da escola, de acordo com as orientações de seu tutor.

Uma boa relação, de confiança e de afeto entre o professor e o aluno pode facilitar muito o processo de ensino-aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa para o estudante, e, assim, facilitando e deixando mais gratificante o ensino do professor.

Diante dessas argumentações, concluímos que uma construção conjunta do conhecimento se dá a partir do momento, que professor e aluno estiverem no mesmo patamar, falando a mesma língua, por isso, enfatizamos que essa troca só existe se o professor estiver em constante atualização, pois com o passar dos anos, os alunos também evoluíram, estão mais exigentes, sendo assim, o professor não pode ficar estagnado, sem acompanhar as mudanças da escola, do ensino, do mundo como um todo. Evoluir tecnologicamente e saber lidar com os novos estudantes é fundamental para garantir a troca do conhecimento no dia a dia docente.


Escrita por Angely Biffi

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