Para aprimorar as aulas em EaD
escolhemos três novos recursos que poderão auxiliar professores e alunos no dia
a dia de suas aulas. Queremos que a partir do uso desses recursos as aulas se
tornem mais dinâmicas, interessantes e interativas para quem leciona e para
quem estuda.
Os recursos tecnológicos abordados
neste artigo para completar e organizar a comunicação entre os docentes e
estudantes foram: Google Helpouts;
Google Sala de Aula e a Rede Social - Facebook. Em seguida, vamos abordar a
escolha desses recursos, suas características, bem como as atividades nas quais
eles devem ser aplicados.
Google
Helpouts
Segundo Google for Education e
Official Blog. Insights from Googlers into our products, technology, and the
Google culture, o Google Helpouts é um serviço de colaboração on-line do Google,
que foi lançado em novembro de 2013 e permite aos usuários compartilhar seus
conhecimentos por meio de vídeo ao vivo e fornecer ajuda em tempo real a partir
de seus computadores ou dispositivos móveis.
Helpouts: "help out" significa "dar
uma mão". Este serviço permite que profissionais de diversas áreas
instruam internautas por meio de videoconferências. A tutoria pode ser
oferecida gratuitamente, ou pode ser paga, como é o caso, da grande maioria, o
valor é cobrado em dólar e definido pelo próprio tutor. Com esse sistema o
Google entrou oficialmente no universo da educação à distância, para isso, juntou
os serviços que ele já oferece: o Youtube, Hangout, Google +, Gmail e Google
Wallet, para conectar usuários a especialistas por meio de vídeos em tempo
real. Nesta primeira etapa, o Helpouts terá apenas aulas com profissionais
convidados, mas em breve conectará qualquer um que queira ensinar algo a
pessoas que queiram aprender, dentro das mais diversas categorias: artes e
músicas, computadores e eletrônicos, culinária, educação e carreira, moda e
beleza, fitness e nutrição, saúde e casa, e jardinagem. Para usar esta
ferramenta é necessário ter seu plug-in instalado e uma conta no Google.
Se você está se perguntando qual
é a diferença entre este serviço e a vídeo aulas do YouTube, a resposta é
simples: através do Helpouts temos a possibilidade de conversar e tirar dúvidas
em tempo real com quem estamos conectados. O professor pode prestar assistência
em horário agendado ou instantaneamente, em vídeo, através de um Hangout, tanto
pelo computador ou por um celular Android com o aplicativo Helpouts.
"Nosso
objetivo é simples: ajudar as pessoas a ajudarem os outros", escreveu Udi
Manber, diretor de engenharia do Google, no anúncio do produto. “O Helpouts
pode não ser apropriado para todas as ocasiões, e custa um pouco para
acostumar-se com as interações em tempo real por vídeo. Esperamos que a
eficiência, a conveniência e o alcance global do Helpouts possa tornar a vida
das pessoas mais fácil em longo prazo”, finalizou o diretor.
O serviço é muito interessante,
mas ainda não está disponível no Brasil, porém já podemos imaginar a facilidade
de ter uma aula, com a explicação da matéria para a próxima prova sem precisar
sair de casa, utilizando somente um computador ou um dispositivo Android, por
exemplo, essa será uma ótima opção para quem ainda não faz curso em EaD e no
nosso caso, será mais um recurso que facilitará os encontros a distância, pois
esse sistema permitirá seu acesso tanto de um computador, quanto de um aparelho
móvel, assim, a interatividade do aluno e professor, poderá acontecer a
qualquer momento e lugar, sem precisarem estar em uma sala com mesa e cadeira e
computador. Infelizmente ainda não há previsão de chegada aqui no Brasil, porém,
quem quiser conhecer e testar essa nova tecnologia, o serviço já está
disponível, mas todos os Helpouts ainda estão em inglês. Acesse o Helpouts pelo
link e conheça a ferramenta: https://helpouts.google.com/home.
Dessa maneira, podemos afirmar que
esse recurso será muito útil para a educação, um exemplo entre vários outros,
de como poderemos utilizar essa ferramenta para ajudar nas aulas é em momentos
de revisões e reforços de matérias que já foram ministradas, mas que precisam
ser um pouco mais explicadas, onde existem muitas dúvidas precisam ser sanadas.
Esse mecanismo será um forte aliado do professor e do aluno, pois o professor
poderá agendar com seus alunos aulas extra, para enriquecer o conteúdo que já
foi ministrado e auxiliar o que não ficou esclarecido no decorrer de uma aula,
em contra partida, o aluno terá mais uma possibilidade para entender o que já
foi dito e também de questionar o que não ficou claro.
Google
Sala de Aula
Outra ferramenta do Google, que
poderemos utilizar futuramente em nossas aulas é o Google Sala de Aula, um novo
produto do Google Apps for Education
que permite aos professores criar e organizar tarefas rapidamente, fornecer feedback de forma eficiente e se
comunicar com as turmas com facilidade, informação fornecida pelo próprio
Google para Linux Magazine Online. Segundo o Google, o Google Sala de aula
permite que os alunos organizem, concluam e entreguem trabalhos no Google Drive
e se comuniquem diretamente com os professores e colegas. Este produto foi
desenvolvido com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas
organizadas e aprimorar a comunicação com os alunos.
O Google Sala de Aula não contém
anúncios, nunca usa o seu conteúdo ou os dados dos alunos para fins de
publicidade, e é gratuito para as escolas. O lançamento da plataforma aconteceu
na primeira semana de maio de 2014, em razão do Teacher Appreciation Day (Dia da apreciação do professor), data
comemorada nos EUA. Porém, a chegada oficial do Google Sala de Aula acontecerá
em setembro de 2014. A plataforma poderá ser usada por professores de qualquer
instituição que use o Google Apps for
Education.
A ideia de usar esse recurso, o Google
Sala de Aula, em nossa proposta de trabalho, dentro de uma disciplina é devido
sua possibilidade de criar e recolher atribuições, pois o sistema entrelaça
Google Docs, Google Drive e Gmail, assim os professores poderão criar e coletar
as atribuições dadas, e também verificar quem já está com a tarefa concluída e
quem ainda não completou o trabalho, assim, o professor poderá proporcionar um feedback em tempo real para os alunos de
maneira individual. Além disso, os professores poderão fazer perguntas e
comentar com os alunos tudo o que eles estiverem fazendo em tempo real,
melhorando o desenvolvimento do estudante em suas tarefas.
Esse recurso será fundamental em
relação ao apoio que o professor poderá prestar aos seus alunos, pois o
professor poderá assessorar, por exemplo, um trabalho, antes que o aluno o tenha
finalizado, assim com esse feedback antecipado,
o estudante terá a opção de ver onde está errando, onde pode melhorar e o que
pode acrescentar. Assim sendo, com a utilização dessa ferramenta, nem o aluno e
nem o professor ficarão frustrados, pois o professor receberá a tarefa com um
conteúdo rico e dentro do que foi proposto, e por sua vez, o estudante não se
decepcionará com comentários e nota que o professor por ventura vier a fazer. Além
disso, essa nova tecnologia permitirá que o estudante não fique mais com receio
de enviar o seu trabalho final ao professor, pois já recebeu orientações no
decorrer de sua execução, e o docente poupará seu tempo na hora da correção,
pois já terá noção do trabalho do seu aluno.
Rede
Social – Facebook
As redes sociais estão crescendo
rapidamente no Brasil. Entre blogs, microblogs, redes de compartilhamento de
fotos, imagens e vídeos, o Facebook é a plataforma que mistura todos esses
elementos e virou unanimidade entre todos os usuários de internet e redes sociais.
Dessa forma, porque não utilizar o Facebook como ferramenta de ensino à
distância.
O professor de geografia Eduardo
Castro, do Colégio Sidarta, em Cotia, comenta para o Guia de Educação. Canal do
Ensino. “O Facebook ajuda o professor na
postagem de notícias, vídeos, links e arquivos que podem interessar aos
estudantes, outro recurso que está dentro da própria rede social é o chat, e
essa ferramenta é simples e possibilita a interação entre todos os alunos e o
professor. As redes sociais, neste caso, específico, o Facebook, possibilitam
inúmeras oportunidades para o setor educacional facilitando a comunicação, a
criação de comunidades de aprendizado e promovendo a alfabetização do Século
XXI”.
De uma forma geral, podemos
destacar como benefícios das redes sociais para a educação: a integração e o
grau de confiabilidade entre alunos e professores; o compartilhamento e
ampliação de conhecimento fora do horário de aula; uma comunicação alternativa tanto
professor-aluno, quanto Instituição-alunos.
Entretanto, mesmo o Facebook sendo
a rede social mais popular do planeta, seu uso dentro dos círculos educativos
ainda causa polêmica, há professores que defendem o seu uso, outros são contra. No entanto, o importante é saber usar essa
ferramenta para a aprendizagem, pois o próprio Facebook possui uma página: Facebook in Education, onde
disponibiliza vários conteúdos relacionados à educação: cursos, palestras,
festivais educacionais, guia para carreiras, etc. Sendo assim, nosso intuito em
usar essa ferramenta dentro da nossa disciplina será exatamente para esse fim,
integrar várias pessoas, de vários campos da educação, dentro de uma rede
social, onde poderão discutir, compartilhar, trocar informações sobre os mais
variados assuntos ligado a educação como um todo, podendo até ser criado fóruns
dentro da página social, com diversos temas específicos sobre educação, onde
cada um poderá se envolver melhor com o tema que mais lhe agradar e que tiver
mais para contribuir.
Portanto, o Facebook será de
grande valia para as aulas em EaD como uma ferramenta de integração entre todos
alunos e o professor, pois será uma alternativa e um canal a mais de
comunicação. Não podemos deixar de mencionar que estamos vivendo na “Era
Digital” e também com o tempo corrido das pessoas, todos os meios de
comunicação são importantes para se manter conectado e informado. Além disso,
hoje em dia qualquer indivíduo tem o Facebook instalado em seu aparelho
celular, isso permite o acesso de qualquer lugar que a pessoa esteja e assim, não
perca o que está acontecendo no âmbito de seus estudos, pois mesmo por meio de
um aparelho móvel, será possível a interação com os demais colegas e professor.
Podemos concluir que nos dias
atuais já existem e não param de serem lançados vários recursos tecnológicos
que só vem para contribuir com a educação, facilitando o dia a dia do docente e
do estudante. O importante é o professor saber usar esses recursos dentro da
instituição onde está lecionando e também para cada turma que possui, pois cada
classe tem um ritmo, uma preferência, então, é preciso investigar se os alunos
são adeptos da tecnologia. Resumindo é fundamental adequar os recursos tecnológicos
na questão de ensino-aprendizagem, e ainda, o professor precisa se reinventar
para poder criar uma parceria entre ele e seus alunos, assim ambos poderão
construir um novo momento na história e na sociedade escolar usando recursos
tecnológicos nos estudos.
Escrita por Angely Biffi
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