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Recursos Tecnológicos para aprimorar aulas em EaD



Para aprimorar as aulas em EaD escolhemos três novos recursos que poderão auxiliar professores e alunos no dia a dia de suas aulas. Queremos que a partir do uso desses recursos as aulas se tornem mais dinâmicas, interessantes e interativas para quem leciona e para quem estuda.

Os recursos tecnológicos abordados neste artigo para completar e organizar a comunicação entre os docentes e estudantes foram: Google Helpouts; Google Sala de Aula e a Rede Social - Facebook. Em seguida, vamos abordar a escolha desses recursos, suas características, bem como as atividades nas quais eles devem ser aplicados.

Google Helpouts

Segundo Google for Education e Official Blog. Insights from Googlers into our products, technology, and the Google culture, o Google Helpouts é um serviço de colaboração on-line do Google, que foi lançado em novembro de 2013 e permite aos usuários compartilhar seus conhecimentos por meio de vídeo ao vivo e fornecer ajuda em tempo real a partir de seus computadores ou dispositivos móveis.

Helpouts: "help out" significa "dar uma mão". Este serviço permite que profissionais de diversas áreas instruam internautas por meio de videoconferências. A tutoria pode ser oferecida gratuitamente, ou pode ser paga, como é o caso, da grande maioria, o valor é cobrado em dólar e definido pelo próprio tutor. Com esse sistema o Google entrou oficialmente no universo da educação à distância, para isso, juntou os serviços que ele já oferece: o Youtube, Hangout, Google +, Gmail e Google Wallet, para conectar usuários a especialistas por meio de vídeos em tempo real. Nesta primeira etapa, o Helpouts terá apenas aulas com profissionais convidados, mas em breve conectará qualquer um que queira ensinar algo a pessoas que queiram aprender, dentro das mais diversas categorias: artes e músicas, computadores e eletrônicos, culinária, educação e carreira, moda e beleza, fitness e nutrição, saúde e casa, e jardinagem. Para usar esta ferramenta é necessário ter seu plug-in instalado e uma conta no Google.

Se você está se perguntando qual é a diferença entre este serviço e a vídeo aulas do YouTube, a resposta é simples: através do Helpouts temos a possibilidade de conversar e tirar dúvidas em tempo real com quem estamos conectados. O professor pode prestar assistência em horário agendado ou instantaneamente, em vídeo, através de um Hangout, tanto pelo computador ou por um celular Android com o aplicativo Helpouts.

"Nosso objetivo é simples: ajudar as pessoas a ajudarem os outros", escreveu Udi Manber, diretor de engenharia do Google, no anúncio do produto. “O Helpouts pode não ser apropriado para todas as ocasiões, e custa um pouco para acostumar-se com as interações em tempo real por vídeo. Esperamos que a eficiência, a conveniência e o alcance global do Helpouts possa tornar a vida das pessoas mais fácil em longo prazo”, finalizou o diretor.

O serviço é muito interessante, mas ainda não está disponível no Brasil, porém já podemos imaginar a facilidade de ter uma aula, com a explicação da matéria para a próxima prova sem precisar sair de casa, utilizando somente um computador ou um dispositivo Android, por exemplo, essa será uma ótima opção para quem ainda não faz curso em EaD e no nosso caso, será mais um recurso que facilitará os encontros a distância, pois esse sistema permitirá seu acesso tanto de um computador, quanto de um aparelho móvel, assim, a interatividade do aluno e professor, poderá acontecer a qualquer momento e lugar, sem precisarem estar em uma sala com mesa e cadeira e computador. Infelizmente ainda não há previsão de chegada aqui no Brasil, porém, quem quiser conhecer e testar essa nova tecnologia, o serviço já está disponível, mas todos os Helpouts ainda estão em inglês. Acesse o Helpouts pelo link e conheça a ferramenta: https://helpouts.google.com/home.

Dessa maneira, podemos afirmar que esse recurso será muito útil para a educação, um exemplo entre vários outros, de como poderemos utilizar essa ferramenta para ajudar nas aulas é em momentos de revisões e reforços de matérias que já foram ministradas, mas que precisam ser um pouco mais explicadas, onde existem muitas dúvidas precisam ser sanadas. Esse mecanismo será um forte aliado do professor e do aluno, pois o professor poderá agendar com seus alunos aulas extra, para enriquecer o conteúdo que já foi ministrado e auxiliar o que não ficou esclarecido no decorrer de uma aula, em contra partida, o aluno terá mais uma possibilidade para entender o que já foi dito e também de questionar o que não ficou claro.

Google Sala de Aula

Outra ferramenta do Google, que poderemos utilizar futuramente em nossas aulas é o Google Sala de Aula, um novo produto do Google Apps for Education que permite aos professores criar e organizar tarefas rapidamente, fornecer feedback de forma eficiente e se comunicar com as turmas com facilidade, informação fornecida pelo próprio Google para Linux Magazine Online. Segundo o Google, o Google Sala de aula permite que os alunos organizem, concluam e entreguem trabalhos no Google Drive e se comuniquem diretamente com os professores e colegas. Este produto foi desenvolvido com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e aprimorar a comunicação com os alunos.

O Google Sala de Aula não contém anúncios, nunca usa o seu conteúdo ou os dados dos alunos para fins de publicidade, e é gratuito para as escolas. O lançamento da plataforma aconteceu na primeira semana de maio de 2014, em razão do Teacher Appreciation Day (Dia da apreciação do professor), data comemorada nos EUA. Porém, a chegada oficial do Google Sala de Aula acontecerá em setembro de 2014. A plataforma poderá ser usada por professores de qualquer instituição que use o Google Apps for Education.

A ideia de usar esse recurso, o Google Sala de Aula, em nossa proposta de trabalho, dentro de uma disciplina é devido sua possibilidade de criar e recolher atribuições, pois o sistema entrelaça Google Docs, Google Drive e Gmail, assim os professores poderão criar e coletar as atribuições dadas, e também verificar quem já está com a tarefa concluída e quem ainda não completou o trabalho, assim, o professor poderá proporcionar um feedback em tempo real para os alunos de maneira individual. Além disso, os professores poderão fazer perguntas e comentar com os alunos tudo o que eles estiverem fazendo em tempo real, melhorando o desenvolvimento do estudante em suas tarefas.

Esse recurso será fundamental em relação ao apoio que o professor poderá prestar aos seus alunos, pois o professor poderá assessorar, por exemplo, um trabalho, antes que o aluno o tenha finalizado, assim com esse feedback antecipado, o estudante terá a opção de ver onde está errando, onde pode melhorar e o que pode acrescentar. Assim sendo, com a utilização dessa ferramenta, nem o aluno e nem o professor ficarão frustrados, pois o professor receberá a tarefa com um conteúdo rico e dentro do que foi proposto, e por sua vez, o estudante não se decepcionará com comentários e nota que o professor por ventura vier a fazer. Além disso, essa nova tecnologia permitirá que o estudante não fique mais com receio de enviar o seu trabalho final ao professor, pois já recebeu orientações no decorrer de sua execução, e o docente poupará seu tempo na hora da correção, pois já terá noção do trabalho do seu aluno.

Rede Social – Facebook

As redes sociais estão crescendo rapidamente no Brasil. Entre blogs, microblogs, redes de compartilhamento de fotos, imagens e vídeos, o Facebook é a plataforma que mistura todos esses elementos e virou unanimidade entre todos os usuários de internet e redes sociais. Dessa forma, porque não utilizar o Facebook como ferramenta de ensino à distância.

O professor de geografia Eduardo Castro, do Colégio Sidarta, em Cotia, comenta para o Guia de Educação. Canal do Ensino. “O Facebook ajuda o professor na postagem de notícias, vídeos, links e arquivos que podem interessar aos estudantes, outro recurso que está dentro da própria rede social é o chat, e essa ferramenta é simples e possibilita a interação entre todos os alunos e o professor. As redes sociais, neste caso, específico, o Facebook, possibilitam inúmeras oportunidades para o setor educacional facilitando a comunicação, a criação de comunidades de aprendizado e promovendo a alfabetização do Século XXI”.

De uma forma geral, podemos destacar como benefícios das redes sociais para a educação: a integração e o grau de confiabilidade entre alunos e professores; o compartilhamento e ampliação de conhecimento fora do horário de aula; uma comunicação alternativa tanto professor-aluno, quanto Instituição-alunos.

Entretanto, mesmo o Facebook sendo a rede social mais popular do planeta, seu uso dentro dos círculos educativos ainda causa polêmica, há professores que defendem o seu uso, outros são contra.  No entanto, o importante é saber usar essa ferramenta para a aprendizagem, pois o próprio Facebook possui uma página: Facebook in Education, onde disponibiliza vários conteúdos relacionados à educação: cursos, palestras, festivais educacionais, guia para carreiras, etc. Sendo assim, nosso intuito em usar essa ferramenta dentro da nossa disciplina será exatamente para esse fim, integrar várias pessoas, de vários campos da educação, dentro de uma rede social, onde poderão discutir, compartilhar, trocar informações sobre os mais variados assuntos ligado a educação como um todo, podendo até ser criado fóruns dentro da página social, com diversos temas específicos sobre educação, onde cada um poderá se envolver melhor com o tema que mais lhe agradar e que tiver mais para contribuir.

Portanto, o Facebook será de grande valia para as aulas em EaD como uma ferramenta de integração entre todos alunos e o professor, pois será uma alternativa e um canal a mais de comunicação. Não podemos deixar de mencionar que estamos vivendo na “Era Digital” e também com o tempo corrido das pessoas, todos os meios de comunicação são importantes para se manter conectado e informado. Além disso, hoje em dia qualquer indivíduo tem o Facebook instalado em seu aparelho celular, isso permite o acesso de qualquer lugar que a pessoa esteja e assim, não perca o que está acontecendo no âmbito de seus estudos, pois mesmo por meio de um aparelho móvel, será possível a interação com os demais colegas e professor.


Podemos concluir que nos dias atuais já existem e não param de serem lançados vários recursos tecnológicos que só vem para contribuir com a educação, facilitando o dia a dia do docente e do estudante. O importante é o professor saber usar esses recursos dentro da instituição onde está lecionando e também para cada turma que possui, pois cada classe tem um ritmo, uma preferência, então, é preciso investigar se os alunos são adeptos da tecnologia. Resumindo é fundamental adequar os recursos tecnológicos na questão de ensino-aprendizagem, e ainda, o professor precisa se reinventar para poder criar uma parceria entre ele e seus alunos, assim ambos poderão construir um novo momento na história e na sociedade escolar usando recursos tecnológicos nos estudos.


Escrita por Angely Biffi

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