Pular para o conteúdo principal

Arpen-RJ convida registradores civis para o I Fórum de Discussão Normativa do RJ

I Fórum de Discussão da Nova Consolidação Normativa reunirá, em Cabo Frio-RJ, notários e registradores do Estado. Entre os dias 21 e 25 de setembro o Instituto de Estudos Notariais e Registrais – Tabelião Antonio Albergaria Pereira (Ideal) promoverá na cidade de Cabo Frio-RJ o I Fórum de Discussão da Nova Consolidação Normativa, em vigor desde 24 de agosto deste ano.
O evento abordará as inúmeras inovações na regulamentação da atividade notarial e registral, em todas as atribuições, tais como horários de funcionamento, cobrança de emolumentos, gratuidades e isenções, confirmação de procurações, fiscalização de tributos em inventário e partilha, autenticação de documentos em língua estrangeira, declarações nas escrituras translativas de direitos reais, protocolo para exame de títulos no RGI, prontuário em RCPJ, incorporação e instituição de condomínio, patrimônio de afetação, dentre vários outros temas que exigem atenção dos respectivos serviços.
“Este evento é muito importante porque as instituições sempre tiveram o hábito de criar esses fóruns, com o intuito de ajudar no interesse comum, mas atualmente elas não têm atuado muito, dessa forma esse encontro proporcionara um novo debate voltado para as questões acadêmicas e de interesses comuns às entidades, disse Cláudio de Freitas Figueiredo Almeida, presidente da Arpen-RJ.
“Além disso, o Instituto Ideal teve uma boa iniciativa trazendo esse Fórum e posso afirmar que são pessoas boas e estimadas por nós, que estão fazendo um bom trabalho”, completou. “Outro ponto importante é que com esta discussão sobre a Nova Consolidação o registro civil ganha um reforço e com o passar do tempo conseguimos interpretar melhor as leis, além disso, damos oportunidade para que os colegas que não tem condições de freqüentar as reuniões mensalmente, possam participar desse evento e colocar seus pontos de vista”, analisou o presidente da Arpen-RJ. Dr. Renaldo Bussiere, presidente do Colégio Notarial do Rio de Janeiro também fala com entusiasmo sobre o I Fórum de Discussão.
“O Rio de Janeiro editou recentemente essa nova consolidação normativa e, como toda norma nova, surgem com ela muitas duvidas e nós (associações) junto com o Instituto Ideal resolvemos fazer esse fórum para discutir as novas normas”, disse.
“Eu acho esse I Fórum muito importante porque vai unir a classe, vai tirar todas as dúvidas, irá trazer soluções e o mais importante vai uniformizar o atendimento, porque é isso que desejamos com a nova consolidação normativa, fazer com que todos atendam de maneira igual. O bom atendimento transmite boa fé aos usuários”, concluiu Bussière. As reuniões serão realizadas na Avenida Teixeira e Souza, 199, Sala 404, Centro, Cabo Frio/RJ, sede do IDEAL, em conformidade com o cronograma abaixo:
I FORUM DE DISCUSSÃO “A NOVA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
Datas Horários Temas Expositores
21/SET/09 10:00 às 12:30 hs RGI Sonia Marilda Peres Alves
21/SET/09 14:30 às 16:30 hs Notas Renaldo Andrade Bussière
21/SET/09 16:45às17:30hs RCPN Cláudio de F. Figueiredo Almeida
25/SET/09 10:00 às 11:00 hs RCPJ André Gomes Netto
25/SET/09 11:15 às 12:30 hs Protesto André Gomes Netto
25/SET/09 14:30 às 16:30 hs RTD Marcelo P. de Figueiredo Fabião Valestan Milhomem da Costa,
Presidente do Instituto de Estudos Notariais e Registrais – Tabelião Antonio Albergaria Pereira – IDEAL considera ser uma rara oportunidade para apresentar sugestões, tirar dúvidas e buscar uma padronização de procedimentos, conclamando todos os colegas a comparecerem a este Fórum e pede ainda para todos confirmarem presença até 05 (cinco) dias antes da data, pelo e-mail institutoalbergaria@gmail.com
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou pelo fone (22) 2644-2020, e a trazerem suas respectivas Consolidações Normativas.
Fonte: Arpen-RJ
Escrita por Angely Biffi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp