Pular para o conteúdo principal

Arpen-RJ convida registradores civis para o I Fórum de Discussão Normativa do RJ

I Fórum de Discussão da Nova Consolidação Normativa reunirá, em Cabo Frio-RJ, notários e registradores do Estado. Entre os dias 21 e 25 de setembro o Instituto de Estudos Notariais e Registrais – Tabelião Antonio Albergaria Pereira (Ideal) promoverá na cidade de Cabo Frio-RJ o I Fórum de Discussão da Nova Consolidação Normativa, em vigor desde 24 de agosto deste ano.
O evento abordará as inúmeras inovações na regulamentação da atividade notarial e registral, em todas as atribuições, tais como horários de funcionamento, cobrança de emolumentos, gratuidades e isenções, confirmação de procurações, fiscalização de tributos em inventário e partilha, autenticação de documentos em língua estrangeira, declarações nas escrituras translativas de direitos reais, protocolo para exame de títulos no RGI, prontuário em RCPJ, incorporação e instituição de condomínio, patrimônio de afetação, dentre vários outros temas que exigem atenção dos respectivos serviços.
“Este evento é muito importante porque as instituições sempre tiveram o hábito de criar esses fóruns, com o intuito de ajudar no interesse comum, mas atualmente elas não têm atuado muito, dessa forma esse encontro proporcionara um novo debate voltado para as questões acadêmicas e de interesses comuns às entidades, disse Cláudio de Freitas Figueiredo Almeida, presidente da Arpen-RJ.
“Além disso, o Instituto Ideal teve uma boa iniciativa trazendo esse Fórum e posso afirmar que são pessoas boas e estimadas por nós, que estão fazendo um bom trabalho”, completou. “Outro ponto importante é que com esta discussão sobre a Nova Consolidação o registro civil ganha um reforço e com o passar do tempo conseguimos interpretar melhor as leis, além disso, damos oportunidade para que os colegas que não tem condições de freqüentar as reuniões mensalmente, possam participar desse evento e colocar seus pontos de vista”, analisou o presidente da Arpen-RJ. Dr. Renaldo Bussiere, presidente do Colégio Notarial do Rio de Janeiro também fala com entusiasmo sobre o I Fórum de Discussão.
“O Rio de Janeiro editou recentemente essa nova consolidação normativa e, como toda norma nova, surgem com ela muitas duvidas e nós (associações) junto com o Instituto Ideal resolvemos fazer esse fórum para discutir as novas normas”, disse.
“Eu acho esse I Fórum muito importante porque vai unir a classe, vai tirar todas as dúvidas, irá trazer soluções e o mais importante vai uniformizar o atendimento, porque é isso que desejamos com a nova consolidação normativa, fazer com que todos atendam de maneira igual. O bom atendimento transmite boa fé aos usuários”, concluiu Bussière. As reuniões serão realizadas na Avenida Teixeira e Souza, 199, Sala 404, Centro, Cabo Frio/RJ, sede do IDEAL, em conformidade com o cronograma abaixo:
I FORUM DE DISCUSSÃO “A NOVA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
Datas Horários Temas Expositores
21/SET/09 10:00 às 12:30 hs RGI Sonia Marilda Peres Alves
21/SET/09 14:30 às 16:30 hs Notas Renaldo Andrade Bussière
21/SET/09 16:45às17:30hs RCPN Cláudio de F. Figueiredo Almeida
25/SET/09 10:00 às 11:00 hs RCPJ André Gomes Netto
25/SET/09 11:15 às 12:30 hs Protesto André Gomes Netto
25/SET/09 14:30 às 16:30 hs RTD Marcelo P. de Figueiredo Fabião Valestan Milhomem da Costa,
Presidente do Instituto de Estudos Notariais e Registrais – Tabelião Antonio Albergaria Pereira – IDEAL considera ser uma rara oportunidade para apresentar sugestões, tirar dúvidas e buscar uma padronização de procedimentos, conclamando todos os colegas a comparecerem a este Fórum e pede ainda para todos confirmarem presença até 05 (cinco) dias antes da data, pelo e-mail institutoalbergaria@gmail.com
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou pelo fone (22) 2644-2020, e a trazerem suas respectivas Consolidações Normativas.
Fonte: Arpen-RJ
Escrita por Angely Biffi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

Dicas de como escrever pensando na experiência do usuário

  Outro dia, vim aqui contar para vocês um pouco sobre a profissão de UX, mais precisamente sobre UX Writer. Hoje, vou falar um pouco e  dar umas dicas de como você pode escrever para facilitar o dia a dia do usuário. Como você deve pensar para que o seu cliente tenha uma boa experiência no seu site, aplicativo, ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo para ele. Então, o primeiro e mais importante ponto para iniciar a escrita é: ·          Conheça seu público-alvo: Antes de começar a escrever, é essencial compreender o perfil e as necessidades dos usuários. Isso permitirá que você adapte a linguagem, o tom e o estilo de escrita de acordo com o público-alvo. Por exemplo, se o seu produto é direcionado a um público mais jovem, uma linguagem descontraída e informal pode ser que chame mais a atenção. Já para um público mais formal e corporativo, uma abordagem mais profissional pode ser mais adequada. Agora, falando sobre o tipo de escrita, segue alguns pontos fundamenta