Para Pollyana Ferrari, o surgimento da World
Wide Web, nasceu de uma cultura de massa e também uma teia viva e sem censura,
a grande saída para o mundo pós-guerra fria.
A grande pergunta para esse mundo digital em
que as pessoas estão se envolvendo é: será que o leitor digital adquire algum
conhecimento? Pode-se dizer que é um pseudoconhecimento, pois é absorvido sem
qualquer participação efetiva.
Os leitores digitais dão uma olhada nas
manchetes, lêem o horóscopo, entram em alguma área que chamou a atenção na home
page e assim sucessivamente. A informação é absorvida sem grande
comprometimento com a realidade.
A maioria dos internautas são a elite de cada
nação e todo o tráfego dos portais é realimentado pelas classes A e B, pois
possuem um poder aquisitivo que permitem usufruir dessas modernidades e dedicar
o maior tempo na rede.
O ser
humano de modo geral, é preguiçoso e gosta de ter acesso fácil a tudo o que
precisa. A internet é um grande avanço para esse tipo de público, pois tem informação
instantânea para quem já sabe o que busca e também para aqueles que navegam sem
um objetivo único.
A internet chegou para ficar. Não é uma moda
passageira e não haverá retrocesso. Por exemplo, um usuário de e-mail, jamais
voltará a escrever uma carta, ter o trabalho de se deslocar até o correio e
ainda esperar mais tempo para ter a resposta desejada.
Para o conteúdo on-line existem diversos
elementos, além dos tradicionais, usados na cobertura impressa, por exemplo,
seqüências de vídeos, áudio, ilustrações animadas.
O jornalismo digital esta desafiando os
profissionais a se preparem para as redações, como um todo, para conhecer e
lidar com essas transformações. É preciso desenvolver uma visão
multidisciplinar, com noções de marketing e comerciais.
O jornalismo digital vai além de produzir ou
colocar reportagens na Internet. É necessário pensar em enquête, tema para
Chat, vídeos e áudios que interessem para os internautas. Os jornalistas
on-line precisam pensar em elementos diferentes e que possam ser
complementados.
O veículo digital é antagônico ao tradicional
(ex. jornal), pois sua concepção parte de um grupo grande para um grupo
pequeno, desta maneira é preciso saber chamar a atenção do leitor e fazer com
que ele se interesse em procurar as notícias que lhe são úteis nas paginas da
Web.
No
veículo digital é importante contextualizar a informação e saber criar uma
hierarquia de importância para a notícia, sempre da mais para a menos
importante.
Outro fator importante para ser observado na
Internet é saber onde e em que horário publicar a matéria que tem em mão, pois
não adianta ter uma ótima reportagem, se não observar esses itens na home page.
O usuário da Web tem a capacidade de decidir
em que ordem quer ler as notícias, e isso exige que o jornalista encontre mais
formas de contar histórias na Internet.
A Internet proporcionou um acesso à
informação de maneira única. As pessoas podem encontrar qualquer coisa nas home
page. Desde um endereço de restaurante até namorados. Isso significa que há
muitos serviços oferecidos num portal que consegue preencher e resolver boa
parte das necessidades do homem moderno.
Referência para realização do texto:
Ferrari, Pollyana. Jornalismo Digital. 2°
ed. - São Paulo: Ed. Contexto, 2004. (Coleção Comunicação).
Escrita por Angely Biffi
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