Pular para o conteúdo principal

PESQUISA IBOPE REVELA QUE 73% DOS PAULISTANOS ESTÃO INSATISFEITOS COM RESTRIÇÃO AO FRETAMENTO

Em recente pesquisa do IBOPE, 73% dos paulistanos estão totalmente insatisfeitos com as medidas de restrição aos ônibus de fretamento, promovida em julho de 2009 pela Prefeitura de São Paulo.


Pesquisa realizada pelo IBOPE mostra que a maioria da população (73%) é contrária à Zona Máxima de Restrição aos Fretados. A medida foi imposta à cidade de São Paulo, desde julho passado, pela Lei nº 14.971/2009. O estudo ainda mostra que proprietários de carros estariam dispostos a usar transporte privadoi para se livrar do problema do trânsito.

A pesquisa avaliou vários itens, mas para o paulistano, o pior item, que ficou entre os dez piores, com uma média de 4 pontos foi o transporte público. Os passageiros mostraram insatisfação com o tempo de espera, com a impontualidade do transporte, com os ônibus lotados e trajetos longos.

Em relação às soluções para diminuir o trânsito na cidade de São Paulo, os entrevistados responderam que estão insatisfeitos com as medidas apresentadas pela Prefeitura de São Paulo. Segundo eles, transporte coletivo público não tem infraestrutura para comportar todos que necessitam do serviço. Já o transporte por fretamento alivia o sufoco que diversas pessoas enfrentam em ônibus urbanos. No entanto, com a restrição criada pela Prefeitura de São Paulo, os usuários também estão deixando de lado essa opção e optando pelo automóvel particular.

Para Jorge Miguel dos Santos, diretor executivo do Transfretur, sindicato das empresas de fretamento, a adoção do carro individual ao invés do transporte coletivo de qualidade – público ou privado – faz com que a mobilidade urbana esteja cada vez mais reduzida. “O que acontece, em primeiro lugar, é o congestionamento fora do comum na cidade, em qualquer horário. Se as pessoas não possuem mais a opção do fretamento, que tira 20 carros das ruas, e também não querem usar os coletivos públicos, que operam no limite de sua capacidade e optam por usar seus veículos particulares, há uma inversão das prioridades do Plano Diretor do Município, diz.

É fácil perceber a olho nu: com mais automóveis nas ruas, o trânsito está cada vez mais caótico. “Perde-se em qualidade de vida e o conforto que desfrutavam os passageiros do serviço privado foi deixado de lado”, lamenta.

Jorge relembra que também a poluição atmosférica e a segurança ficam comprometidas: “quanto mais carros nas ruas, mais poluição do ar. A segurança no trânsito também diminui. Tudo isso gera mais desconforto e insatisfação para a população”, conclui. Com isso, revela a pesquisa IBOPE, 57% dos paulistanos têm expectativa de sair da cidade.

Escrita por Angely Biffi
Link Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp