A CPETUR - Companhia Paulista de Eventos e Turismo visa fomentar, desenvolver, coordenar e fiscalizar as ações nas áreas de turismo e eventos do Estado de São Paulo.
Instituída pela Lei 13.560/2009, a criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR), braço executivo da Secretaria Estadual de Turismo, foi recebida com entusiasmo pelos representantes da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo. “A companhia trará um grande avanço para o turismo do Estado de São Paulo. Em princípio a CPETUR fará, em nível estadual, um trabalho semelhante ao que o São Paulo Convention & Visitors Bureau faz para a cidade de São Paulo”, comenta Regina Rocha, diretora executiva da entidade de fretamento.
Para a FRESP a nova organização irá promover a articulação entre os diversos órgãos governamentais com o objetivo de melhorar e ampliar a infraestrutura turística paulista, oferecendo nova estrutura ao setor, trazendo mais agilidade e rapidez.
A nova companhia tem como objetivo consolidar a imagem do Estado de São Paulo como destino turístico de referência. Também deve promover o desenvolvimento econômico e social do setor turístico e tornar-se modelo de mercado. Seu foco é ser uma empresa enxuta, mas, sendo parte integrante da Secretaria Estadual de Turismo, terá todas as condições de ser eficiente em sua missão de fomentar o turismo da região paulista.
A FRESP espera que a CPETUR tenha uma grande área de atuação dentro do Estado de São Paulo, operacionalizando as políticas públicas de turismo, desenvolvendo projetos e criando mecanismos para o fomento do turismo. Sua missão será planejar, pesquisar, e distribuir informações sobre o turismo do Estado. Caberá a companhia elaborar o inventário da oferta turística, promover ações de capacitação para o turismo, além de implantar um portal sobre o turismo do Estado de São Paulo. Também deve promover um Programa de Regionalização, produzindo vários eventos estaduais estratégicos para o turismo do Estado de São Paulo. Está em sua pauta a coordenação das ações para a Copa 2014 em São Paulo.
Luciane Leite, presidente da Companhia Paulista de Eventos e Turismo – CPETUR, explica a importância do turismo para o Brasil, especificamente para São Paulo. O turismo é uma atividade econômica de grande relevância para o estado de São Paulo e corresponde a 43,8% do faturamento com turismo no Brasil. Existem no estado 67 municípios classificados como Estância, 300 municípios com potencial turístico e mais de 40 roteiros turísticos; dentre os 30 destinos turísticos mais visitados do Brasil, 5 estão no Estado: Capital, Praia Grande, Ubatuba, Caraguatatuba e Santos.
Regina Rocha, que esteve presente no evento de apresentação da CPETUR, diz que ficou bastante satisfeita coma criação da nova agência: “Gostei principalmente do incentivo ao turismo rodoviário, prometido por Luciane Leite, diretora da companhia. Manifestei então a importância do turismo rodoviário num Estado com a melhor malha rodoviária do país”, complementa.
“O apoio da FRESP no que diz respeito ao transporte turístico é muito importante para que possamos desenvolver ainda mais o turismo de nosso estado”, afirma Luciane Leite.
A ação principal da CPETUR será identificar as potencialidades turísticas do Estado de São Paulo, definir regiões turísticas, identificar produtos, mercados-alvo a serem trabalhados, definir estratégias de atuação em termos de promoção turística, atração de investimentos, capacitação de recursos humanos, estruturação das instâncias de governança regionais e municipais.
“Com todos esses objetivos e ações traçadas, esperamos ter um bom retorno para o desenvolvimento do turismo no Estado, com melhor direcionamento das ações estratégicas e transparência nas negociações com aos outros órgãos, entidades e empresas”, revela a diretora da FRESP.
Escrita por Angely Biffi
Link Comunicação
Instituída pela Lei 13.560/2009, a criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR), braço executivo da Secretaria Estadual de Turismo, foi recebida com entusiasmo pelos representantes da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo. “A companhia trará um grande avanço para o turismo do Estado de São Paulo. Em princípio a CPETUR fará, em nível estadual, um trabalho semelhante ao que o São Paulo Convention & Visitors Bureau faz para a cidade de São Paulo”, comenta Regina Rocha, diretora executiva da entidade de fretamento.
Para a FRESP a nova organização irá promover a articulação entre os diversos órgãos governamentais com o objetivo de melhorar e ampliar a infraestrutura turística paulista, oferecendo nova estrutura ao setor, trazendo mais agilidade e rapidez.
A nova companhia tem como objetivo consolidar a imagem do Estado de São Paulo como destino turístico de referência. Também deve promover o desenvolvimento econômico e social do setor turístico e tornar-se modelo de mercado. Seu foco é ser uma empresa enxuta, mas, sendo parte integrante da Secretaria Estadual de Turismo, terá todas as condições de ser eficiente em sua missão de fomentar o turismo da região paulista.
A FRESP espera que a CPETUR tenha uma grande área de atuação dentro do Estado de São Paulo, operacionalizando as políticas públicas de turismo, desenvolvendo projetos e criando mecanismos para o fomento do turismo. Sua missão será planejar, pesquisar, e distribuir informações sobre o turismo do Estado. Caberá a companhia elaborar o inventário da oferta turística, promover ações de capacitação para o turismo, além de implantar um portal sobre o turismo do Estado de São Paulo. Também deve promover um Programa de Regionalização, produzindo vários eventos estaduais estratégicos para o turismo do Estado de São Paulo. Está em sua pauta a coordenação das ações para a Copa 2014 em São Paulo.
Luciane Leite, presidente da Companhia Paulista de Eventos e Turismo – CPETUR, explica a importância do turismo para o Brasil, especificamente para São Paulo. O turismo é uma atividade econômica de grande relevância para o estado de São Paulo e corresponde a 43,8% do faturamento com turismo no Brasil. Existem no estado 67 municípios classificados como Estância, 300 municípios com potencial turístico e mais de 40 roteiros turísticos; dentre os 30 destinos turísticos mais visitados do Brasil, 5 estão no Estado: Capital, Praia Grande, Ubatuba, Caraguatatuba e Santos.
Regina Rocha, que esteve presente no evento de apresentação da CPETUR, diz que ficou bastante satisfeita coma criação da nova agência: “Gostei principalmente do incentivo ao turismo rodoviário, prometido por Luciane Leite, diretora da companhia. Manifestei então a importância do turismo rodoviário num Estado com a melhor malha rodoviária do país”, complementa.
“O apoio da FRESP no que diz respeito ao transporte turístico é muito importante para que possamos desenvolver ainda mais o turismo de nosso estado”, afirma Luciane Leite.
A ação principal da CPETUR será identificar as potencialidades turísticas do Estado de São Paulo, definir regiões turísticas, identificar produtos, mercados-alvo a serem trabalhados, definir estratégias de atuação em termos de promoção turística, atração de investimentos, capacitação de recursos humanos, estruturação das instâncias de governança regionais e municipais.
“Com todos esses objetivos e ações traçadas, esperamos ter um bom retorno para o desenvolvimento do turismo no Estado, com melhor direcionamento das ações estratégicas e transparência nas negociações com aos outros órgãos, entidades e empresas”, revela a diretora da FRESP.
Escrita por Angely Biffi
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