Pular para o conteúdo principal

Arpen-SP participa da campanha de Mutirão de Documentação Rural em Sete Barras

Arpen-SP participou da segunda etapa do projeto de Documentação da Trabalhadora Rural, desta vez na cidade de Sete Barras
Programa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário percorrerá municípios da região do Vale do Ribeira até o mês de abril.Sete Barras (SP) - Nos dias 12 e 13 de março, o cartório de Registro Civil de Sete Barras, administrado pelo Oficial Nemésio do Espírito Santo Ferreira e por seu substituto Anderson Claudio de Freitas, participou do segundo mutirão de 2009 do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado no estado de São Paulo, fruto da parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento está priorizando o atendimento nas regiões beneficiadas pelo programa Territórios da Cidadania. De acordo com o Oficial Substituto, muitas pessoas procuraram o cartório nestes dois dias de campanha e foram atendidos nos seus pedidos. "Nos dois dias de mutirão que aconteceram aqui na cidade, atendi diversas pessoas, foram muitos pedidos de 2° via de certidões de casamento e nascimento, mas isso é bom para ajudar a população, não imaginava que teria tanto movimento", afirmou Freitas.
O cartório de Sete Barras realizou um total de 58 pedidos de 2° vias de certidões, entre nascimentos, casamentos e óbitos. "Adorei essa possibilidade, deveria já ter acontecido isso há muito tempo aqui em nossa cidade", disse Mario Bento, morador de Sete Barras.Elizabeth Helman Ferreira compareceu a ação para solicitar a 2° via da certidão de óbito de seu marido.
"Quando eu soube do mutirão achei uma idéia excelente e uma ótima oportunidade para acertar meus documentos", disse a moradora.Ivone da Silva, aproveitou para tirar o RG de seus filhos. "Nossa, este mutirão está ajudando muito, porque já fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Minha idéia era apenas vir tirar a identidade dos meus filhos, mas agora vendo outras opções vou aproveitar, assim já fico com tudo em ordem, isso é muito importante", comentou.Denílson de Souza Calazans, secretário da Agricultura da cidade esteve presente o dia todo no mutirão para ajudar na organização do evento. "É muito importante esse incentivo aqui em Sete Barras.
Sabemos o valor que isso tem para esse povo, eu não imaginava que seria tão movimentado assim, estou gostando, tomara que seja assim os dois dias", afirmou o secretario.Percorrendo a região do Vale do Ribeira, o mutirão focará mais cinco municípios - Itariri, Pedro de Toledo, Iguape, Juquiá e Registro, cujos mutirões acontecerão até o final de abril. Conforme a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os principais documentos emitidos foram registro civil de nascimento e casamento, carteira de identidade, cadastro de pessoas físicas (CPF), carteira de trabalho, previdência social e inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A iniciativa tem como objetivo a emissão, totalmente gratuita, de documentos civis e trabalhistas, além de promover ações educativas sobre a importância dos documentos, e dar acesso ao registro previdenciário, para possibilitar o requerimento de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade. O MDA aponta ainda que as ações dos programas de documentação são voltadas às trabalhadoras rurais, no entanto, qualquer pessoa pode buscar os locais de atendimento.
O mutirão é uma realização da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em São Paulo (DFDA-SP), da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Prefeitura Local e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também apoiaram o evento, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) juntamente com o Oficial de Registro Civil, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), a Secretaria do Desenvolvimento Territorial (CATI/SDT), o INSS, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério do Trabalho, a CATI, a Secretaria da Saúde e outros.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa - Arpen-SP
Data Publicação : 16/03/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp