População dos quilombos localizados no município de Barra do Turvo, na região do Vale do Ribeira, são atendidos em ação do Cartório Itinerante da Arpen-sp
Barra do Turvo recebe última ação quilombola do projeto Sub-Registro Zero em 2008.No último sábado (29.11), o Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) terminou suas ações junto às comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, com a realização de mais uma etapa do projeto Sub-Registro Zero, desta vez no município de Barra do Turvo em busca de crianças que ainda não foram registradas pelos pais e que correspondem ao pequeno índice de sub-registro apontado no Estado, 1,4% segundo a Fundação Seade.
Durante a ação a Oficiala do cartório de Barra do Turvo, Benedita Elizabete dos Santos Rosa, acompanhou e atendeu as solicitações da população dos quilombos localizados nos bairros de Ribeirão Grande e Reginaldo, sendo que a maioria dos pedidos foram de segundas vias de certidões que se perderam ou se desgastaram com o tempo. Antes do início da ação, a Oficiala já havia entrado em contato com líderes de cada comunidade, uma vez que tratam-se de populações com costumes e princípios próprios.
Desta maneira, os lideres de cada comunidade foram responsáveis pela divulgação da ação.Benedita Elizabete dos Santos Rosa responde pelo cartório do município há 26 anos. "Eu acho muito importante esse projeto que a Arpen-SP faz junto com essas comunidades, pois realmente sabemos que o acesso deles para a cidade é difícil, mas também tenho que admitir que a população aqui é um pouco folgada, não sabem aproveitar a oportunidade, eles não correm atrás dos benefícios que oferecemos", disse a Oficiala.A moradora Alcina Morato, do bairro de Ribeirão Grande, aproveitou a ação para atualizar seus documentos.
"Quando vi o ônibus parado e soube que era para arrumar as certidões, fiquei feliz, já trouxe a minha de casamento para fazer uma nova e a de nascimento da minha filha", contou."Precisava muito fazer outra certidão de nascimento, a minha já estava até faltando um pedaço, o cartório vindo até nossa comunidade facilitou, porque nosso trabalho é muito corrido, não temos tempo de ir para a cidade, muito bom esse projeto", disse o morador de Ribeirão Grande, João Miguel.Luis Fernando, também morador de Ribeirão Grande aproveitou para requerer a segunda via da certidão de nascimento. "Sempre preciso usar minha certidão de nascimento para fazer as coisas, então, ela ficou muito velha, fazendo uma hoje, poderei apresentar em todos os lugares que pedirem, sem ter vergonha", disse.
Aureliana Dias, moradora do bairro de Reginaldo, fez a solicitação da 2° via da certidão de nascimento do seu filho. "Aproveitei para fazer esse pedido hoje porque meu filho é deficiente, então para ir ate o cartório é muito difícil, quase impossível, adorei essa ação de vocês", disse.Na ação realizada na cidade de Barra do Turvo para o combate ao sub-registro foram feitas 16 solicitações de pedidos de certidões, incluindo nascimento e casamento, sendo que 10 foram realizadas no bairro de Ribeirão Grande e 06 no bairro de Reginaldo.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 01/12/2008
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 01/12/2008
Comentários
Postar um comentário