Dando continuidade ao projeto Sub-Registro Zero, o município de Iporanga, que abriga uma população de 4.500 habitantes, e está situado no coração da mata atlântica, junto às margens do Rio Ribeira de Iguape, na foz do Ribeirão Iporanga, recebeu, no último sábado (15.11), a visita do Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).
A ação totalizou apenas 4 atendimentos, todos pedidos de segunda via de certidão de nascimento. Durante todo o dia de evento, a Oficiala do cartório de Registro Civil de Iporanga, Sonia Aparecida dos Santos, atendeu e esclarecu as dúvidas da população que compareceu ao ônibus da Arpen-SP.
"Aqui não tem sub-registro, todo mundo aqui sabe onde fica o cartório. Com ou sem dinheiro, eles fazem tudo o que tem que fazer. O povo é simples, mas é esperto. Todos têm seus documentos em ordem", afirmou.Para o morador Nelson Francisco de Oliveira esta ação mostra que a evolução chegou à cidade e, além disso, que o serviço gratuito é muito importante para os cidadãos.
"Eu preciso da 2° via do meu registro porque a faculdade pediu. O RG é importante, mas a certidão de nascimento ainda é fundamental", disse. Alexandre Fernando Malaquias, também contou o que achou da iniciativa de cidadania da Arpen-SP na cidade.
"Eu vim porque fiquei curioso, não sabia o que vocês faziam. Quando fiquei sabendo que vocês tiram 2° via de registro de nascimento e que ainda por cima chega em casa pelo correio e é de graça, aproveitei, pois não podia perder isso", afirmou.A Oficiala destacou a importância da participação do cartório no evento. "É importantíssimo levar o cartório até a população mais carente", finalizou Sonia.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 18/11/2008
Comentários
Postar um comentário