Atendimento ao cidadão na cidade de Mombuca, em ação que encerrou o Programa Sub-Registro Zero da Arpen-SP no ano de 2008
Programa Sub-Registro Zero chegou no dia 20 de dezembro a Mombuca, em mais uma etapa de sua trajetória pelos municípios de SP.Neste sábado (20.12), o Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo realizou mais uma etapa do projeto Sub-Registro Zero, desta vez na cidade de Mombuca, com uma população estimada em 4 mil habitantes, em busca de crianças que ainda não foram registradas pelos pais.Durante todo o dia a Oficiala do cartório de Mombuca, Maria Aparecida de Souza Garcia acompanhou a ação para atender a população do município, que na maioria das solicitações, requereu segunda via de certidões que se perderam ou se desgastaram com o tempo. Foi a primeira vez que o Cartório Itinerante esteve na cidade.
A Oficiala Cida, como é conhecida na cidade, está a nove anos no cargo e ficou muito feliz com a ida do Cartório Itinerante da Arpen-SP na região. "Sempre via as matérias na revista, falando da visita de vocês nas cidades do interior e ficava imaginando quando vocês viriam para cá.
No inicio do ano quando vi na revista a programação, fiquei contente em saber que passariam por Mombuca", disse a Oficiala.Ao saber da ida da Arpen-SP a seu município, a Oficiala se comprometeu com a divulgação pela cidade, para chamar a atenção dos moradores.
Desta maneira, anunciou nas rádios e fixou faixas para alertar a população. "Acho importante essa ação que a Arpen-SP, promove, por isso, fiz questão de divulgar, mas acredito que teremos pouco movimento, pois as pessoas aqui na tem seus registros em dia", explicou a Oficiala.Mario Diniz do Nascimento Filho, aproveitou o ônibus da Arpen-SP para pedir sua segunda via da certidão de casamento.
"Eu vim fazer esse pedido porque a minha certidão já estava rasgada, velha e como soube dessa possibilidade, não quis perder tempo, ainda mais por ser uma ação gratuita", comentou.
Para a Oficiala de Mombuca, embora o sub-registro no município seja quase zero, a campanha e a presença do Cartório Itinerante na cidade serviram de estímulo para que os cidadãos percebam que o cartório se preocupa com a integridade das pessoas.
"Eu sabia que faríamos poucos atendimentos, porque as pessoas aqui na cidade fazem seus registros de nascimento sempre no dia certo, o que acontece é que por não termos hospital na região, os nascidos ficam com registro das cidades vizinhas, como Piracicaba e Rio das Pedras", explicou.
Durante o evento de combate ao sub-registro em Mombuca, o Cartório Itinerante da Arpen-SP, aproveitou para conhecer o cartório da cidade vizinha, Rio das Pedras, onde foi recebido pela Oficiala Sonia Marly de Almeida, com um belíssimo café da manhã.Na ação realizada na cidade de Mombuca para o combate ao Sub-registro foram feitas três requisições no total, duas de 2ª via das certidões de nascimento e 1 de casamento.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 22/12/2008
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 22/12/2008
Comentários
Postar um comentário