Pular para o conteúdo principal

Reunião mensal da Arpen-SP discute diversos temas relevantes do Registro Civil

Coordenada pelo vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), José Claudio Murgillo, a reunião mensal do mês de maio, que aconteceu na sede da entidade nesta quarta-feira (13.05), contou com a grande presença de registradores civis de todo o Estado, que debateram diversos temas importantes da atividade, entre eles os novos modelos das certidões do registro civil; matrícula única, alterações em programas de informática e intranet; Projeto da DNV; SIRC; Projeto Piauí; Curso de Qualificação Registral; ISS da Capital - Obrigações Acessórias e o Programa de Certificação Digital dos Registradores.
Os participantes do encontro mensal da Arpen-SP, que ocorre toda a segunda quarta-feira do mês puderam prestigiar a palestra sobre o tema "Filhos de brasileiros nascidos no exterior", ministrada pela Oficiala de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Americana, Fátima Cristina Ranaldo Caldeira.
A mesa que coordenou o encontro foi composta pelo vice-presidente da entidade, José Cláudio Murgillo, pelo 1º secretário, Flávio Pereira de Araújo, pelo assessor especial de Relações Nacionais da Arpen-SP e da Arpen-Brasil, José Emygdio de Carvalho Filho, e pelo Oficial de Registro Civil de Capivari, Mario de Carvalho Neto. Também participaram da reunião abordando os temas relacionados acima, a assessora especial de Integração Regional, Maria do Socorro Lima de Queiróz, e o Oficial do 30° Subdistrito da Capital, no Ibirapuera, Rodrigo Valverde Dinamarco.
Os primeiros temas abordados na reunião foram os novos modelos das certidões do registro civil; projeto da DNV e o SIRC, assuntos que ficaram a cargo do Oficial Mario de Camargo Neto. "Nosso objetivo é levar a proposta de alteração dos modelos das certidões a Brasília para nova avaliação. Estamos muito preocupados com esse modelo apresentado", afirmou. Sobre o SIRC e o projeto da DNV, o oficial também disse que tudo tem que estar pronto até janeiro de 2010, pois são assuntos que interessam ao Governo Federal e que trazem grandes mudanças para a atividade.
Participando do tema José Emygdio de Carvalho Filho falou ainda sobre o Projeto Piauí e enfatizou a prioridade do presidente em relação ao Registro Civil. "Para o presidente tudo tem que acontecer ate 2010. Ele está focado no Registro Civil, e devemos aproveitar essa oportunidade para conquistarmos nossos objetivos", disse.
Para falar sobre o Curso de Qualificação Registral, a assessora Maria do Socorro Lima de Queiróz, destacou a importância desta nova iniciativa da Arpen-SP. O curso terá início neste final de semana, na regional de Campinas. "O objetivo do curso é a padronização dos procedimento para facilitar o serviço dos registradores civis. Além disso, estamos com professores empenhados e preparados para ministrar as aulas", declarou.
Em seguida, o vice-presidente da Arpen-SP destacou a importância do Programa de Certificação Digital, pois a partir de 1° de fevereiro de 2010 será obrigatório o uso do certificado digital, em substituição ao sistema de login e senha para acesso ao Portal Extrajudicial e a Intranet da Arpen-SP. "Precisamos aproveitar o momento para nos integrarmos com o sistema e adquirir o certificado digital gratuitamente, mais para frente não teremos outra chance como essa", destacou.
Coube ao Oficial Rodrigo Valverde Dinamarco, do 30º Subdistrito da Capital, no bairro do Ibirapuera, designado para representar o Registro Civil da Capital nos debates relacionados ao ISS, fazer um apanhado geral sobre como anda a tramitação do tema com a prefeitura e tirar dúvidas dos presentes sobre as Obrigações Acessórias.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 14/05/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp