Roberto Salvador Scaringella recebe homenagem da Diretora Regional do Vale do Ribeira, Maria do Socorro Lima de Queiróz. Ao lado, o presidente do Sindiregis, Calixto Wenzel
Roberto Salvador Scaringella explicou iniciativa da Arpen-SP, baseada na experiência do Rio Grande do Sul.
O segundo dia de palestras do 10º Encontro Estadual dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, que está sendo realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Casa Grande Hotel & Resort, na cidade do Guarujá, foi encerrado com a palestra "O registro de Veículos Automotores no Registro Civil", proferida pelo ex-presidente da companhia de engenharia de trafego de São Paulo (CET) e da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Roberto Salvador Scaringella.
A sala de estudos desta apresentação foi composta pelo assessor especial da presidência para relações estaduais e Oficial de Registro Civil do 9° Subdistrito da Capital, no bairro da Vila Mariana, João Baptista Marteletto, pelo presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), e pela Diretora Regional do Vale do Ribeira e Oficiala do Distrito de Ana Dias, município de Itariri, Maria do Socorro Lima de Queiróz.Iniciando a apresentação do palestrante o coordenador da palestra, João Baptista Marteletto parabenizou a Arpen-SP pelo evento. "Este é o momento de uma grande reflexão.
As leis estão evoluindo, o governo está mais aberto, é o momento de aproveitarmos para aperfeiçoar nossos serviços, agregando novos valores e aperfeiçoando o trabalho de todos os Oficiais", destacou. "Dar sustentação a todos os nossos colegas, oferecer uma motivação a mais para nossos colegas.
Nunca tivemos uma oportunidade como esta antes", concluiu.Em seguida foi passada a palavra ao presidente do Sindiregis, que relatou aos presentes a experiência do registro civil de veículos automotores no Estado do Rio Grande do Sul, com a apresentação de imagens da atividade, atos praticados, vantagens do novo sistema e capacitação necessária para operá-lo. "A introdução deste serviço no cartório de registro civil fez com que muitas serventias que não possuíam qualquer computador e estavam em instalações precárias mudassem radicalmente este panorama", afirmou.
Entre as atividades desempenhadas pelos registradores civis gaúchos nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) estão à identificação documental e veicular, o exame da documentação, a vistoria do veículo, os pedidos de segundas vias e muitas outras atividades. Já em sua explanação, Roberto Salvador Scaringella destacou as vantagens que podem ser oferecidas pelos registradores civis de pessoas naturais para o Governo.
"A fé publica e a credibilidade dos cartórios são essenciais para ajudar o Poder Público e facilitar a vida do cidadão, e isto certamente ocorrerá se este projeto vier a ser implantado no Estado de São Paulo", destacou o palestrante que abordou ponto a ponto todos os aspectos do projeto desenvolvido pela Arpen-SP."Todo veiculo automotor deve ser registrado no município de domicilio do seu proprietário. A falta do registro acarreta no não licenciamento anual dos veículos", disse.
"É muito importante levar o serviço publico próximo do cidadão e a capilaridade dos cartórios de registro civil é ponto fundamental neste importante projeto para a atividade", finalizou.Ao final de sua apresentação o palestrante recebeu uma homenagem dos registradores civis paulistas. Em seguida, a Diretora Regional do Vale do Ribeira, Maria do Socorro Lima de Queiróz recebeu uma placa de homenagem "Honra ao Mérito" por seu trabalho de dedicação à frente desta importante regional paulista.
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 05/12/2008
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 05/12/2008
Comentários
Postar um comentário