Pular para o conteúdo principal

Cobertura Especial - Guarujá (SP) - Palestra destaca os novos documentos nacionais de identificação civil

Congressistas acompanham palestra sobre os Novos Documentos de Identificação Civil, ministrada pelo palestrante Luiz Gabriel Costa Passos

O projeto RIC foi o tema de abertura do 10° Encontro Estadual da Arpen-SP e destacou as vantagens do novo documento civil.Abrindo o segundo dia de palestras do 10° Encontro Estadual dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, que está sendo promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) entre os dias 3 e 6 de dezembro Casa Grande Hotel & Resort, na cidade do Guarujá, os participantes do evento acompanharam a palestra do professor Luiz Gabriel Costa Passos sobre o tema "Perspectivas para a Identificação Civil Brasileira", que abordou os novos documentos nacionais de identificação.Compuseram esta primeira sala de estudos o coordenador da palestra, assessor especial da presidência para assuntos de informática e Oficial do 2° Subdistrito do Município de São Bernardo do Campo, Lázaro da Silva, o 1° vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, Oficial do 1° Subdistrito do Município de Jaboticabal, e o Diretor Regional de Sorocaba, Oficial do 1° Subdistrito deste município, Sebastião Santos da Silva.
Ao abrir a apresentação do evento, o coordenador da palestra destacou a parceria entre a Arpen-SP e o palestrante que, ao longo de todo o ano de 2008, estiveram em todas as regiões do Estado promovendo cursos de Grafotécnica e Documentoscopia, aprimorando a prestação de serviços e capacitando os Oficiais de Registro Civil e seus prepostos no exame da documentação apresentada nos cartórios. "Foram 19 cursos, de uma feliz parceria, que certamente, em 2009, renderá ainda mais capacitação para os Oficiais paulistas", destacou.
Antes de apresentar as características do novo documento de identidade civil (RIC), Luiz Gabriel Costa Passos posicionou a platéia sobre as características e dificuldades do atual sistema de registro de identidade civil. "Atualmente não existe uma padronização.
Em cada Estado é possível ao cidadão tirar um novo documento de identidade, uma vez que não há um banco de dados nacional.
Assim, torna-se bastante simples realizar qualquer tipo de fraude", afirmou."Além disso, o documento é vulnerável, o papel é frágil e, mesmo com alguns elementos de segurança que já estão implantados, é possível promover a sua adulteração", disse. "As cédulas mais vulneráveis ainda são essas novas, que são abertas, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que são facilmente copiadas e não apresentam segurança alguma", destacou.
"Hoje existem vários modelos diferentes de identidade circulando, 2 nacionais e 5 estaduais, além disso, cada estado preenche de um jeito as identidades, não existe um parâmetro", destacou.Segundo o palestrante a introdução do RIC permitirá maior segurança, pois padronizará a confecção de documentos em todas as unidades da Federação, mantendo ainda um cadastro nacional de identidades.
"O projeto RIC vai procurar resolver a questão dos cadastros diferenciados e o suporte da cédula de identidade terá mais requisitos de segurança", afirmou. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre o RIC, onde foi demonstrada sua aplicabilidade e segurança.Ainda segundo Costa Passos, existirá um grande mutirão, 4.375 postos, para fazer o novo cadastro nacional de identidade que estará concentrado em Brasília, com um órgão responsável para integrar todos os dados. A implantação do projeto está prevista para o ano de 2009, e a previsão é que até 2017 todos os 150 milhões de brasileiros já estejam com seu documento de identidade único.
"Com toda esta segurança do cartão RIC, teremos certeza que a pessoa que está nos apresentando seu documento é ela mesma", contou. "Este novo documento privilegiará todos aqueles que privam por segurança", completou.Ao finalizar sua apresentação, o palestrante agradeceu a Arpen-SP pela oportunidade de ministrar cursos em todas as regiões do Estado e se colocou à disposição para um novo ciclo de palestras.
Em seguida, o palestrante foi homenageado com a entrega de um presente pela entidade. Após a apresentação, a Arpen-SP homenageou o Diretor Regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva, por seu trabalho desenvolvido à frente da regional, concedendo-lhe uma placa de "Honra ao Mérito".
Escrita por Angely Biffi
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 05/12/2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mangalot - Único Quilombo Paulistano

Área em Pirituba, zona norte da capital paulista, foi o único quilombo de São Paulo e que poderá virar lenda. No caso do quilombo que teria dado origem à atual Vila Mangalot, a hipótese mais provável é que escravos em fuga ou recém-libertados de fazendas do oeste paulista tenham migrado para a região em busca de emprego. Dona Conceição Aparecida Araújo da Silva já viu três gerações crescerem na Vila Mangalot, viu o asfalto e a luz chegarem a esse pedacinho de Pirituba. Agora, aos 67 anos, ela pode ser protagonista de uma importante revelação histórica: a descoberta de uma área remanescente de quilombo na região, o primeiro dentro da área ocupada hoje pela capital paulista. Dona Conceição Aparecida será uma das testemunhas de uma investigação oficial aberta pela Prefeitura de São Paulo para apurar a existência de um Quilombo na Vila Mangalot no século 19. Uma evidência é a grande concentração de população negra na região, principalmente de idosos que vivem no local desde o nascimento. A

Farmácia Hospitalar - Entrevista

Sobre Marcelo Polacow Bisson: Vice-Presidente do CRF-SP, Farmacêutico pela FCFRP-USP, Mestre e Doutor em Farmacologia pela FOP-UNICAMP, Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH, Professor das Faculdades Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina do ABC. 1 - Quais são os conceitos, objetivos e atribuições essenciais para implantar uma farmácia hospitalar? O conceito de Farmácia Hospitalar “a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”. Os objetivos são contribuir no processo de cuidado à saúde, visando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos - incluindo os radiofármacos e os gases medicinais - e outros produtos para a saúde, nos planos assistencial, administrativo, tecnológico e científico. As atribuições essenciais

TRANSPORTE ESCOLAR OU FRETAMENTO: SAIBA QUAL É A OPÇÃO CERTA PARA VOCÊ

Transporte é coisa séria e só pode ser feito por quem tem autorização. Cada tipo de transporte possui suas regras para transportar seus passageiros de forma adequada. Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização. Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora que já transporta alunos da instituição. Pedir referências a outros pais que usam os serviços também é recomendável. É importante ter certeza de quem está oferecendo o serviço tem autorização para realizá-lo. No caso do transporte escolar, o condutor precisa ter um alvará (autorização) da Prefeitura para realizar serviço. Se não tiver, é considerado um serviço clandestino. Em relação ao transporte de alunos de cursos superiores, o serviço é feito por emp